30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus
A Provisão de Deus para os Anseios Humanos
### Mateus 6:30 – Deus Cuida da Criação
(30) “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”
Deus demonstra Seu cuidado providencial até mesmo com a natureza efêmera. Ele veste a erva do campo, que é temporária e destinada ao fogo. Quanto mais Ele cuidaria de Seus filhos criados à Sua imagem e semelhança, que possuem um valor eterno?
O Antídoto para a Ansiedade
### Mateus 6:31 – Evitando a Inquietação
(31) “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?”
A palavra grega traduzida como “inquietos” sugere uma preocupação excessiva e desnecessária. Jesus nos adverte contra essa ansiedade, lembrando-nos do cuidado providencial de Deus. Em vez de nos preocuparmos com necessidades materiais, devemos buscar Sua provisão com confiança.
O Exemplo dos Gentios
### Mateus 6:32 – As Preocupações Materiais dos Não Crentes
(32) “Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;”
Os “gentios”, ou não crentes, são guiados por suas preocupações materiais. Eles buscam ansiosamente as necessidades básicas da vida, sem confiar em um Deus provedor. Em contraste, o Pai celestial sabe nossas necessidades e está disposto a supri-las.
Priorizando o Reino de Deus
### Mateus 6:33 – Buscando o Reino Primeiro
(33) “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Jesus nos exorta a colocar o Reino de Deus como nossa prioridade. Ao buscar Sua justiça e Sua vontade, podemos confiar que Ele cuidará de nossas necessidades materiais. As “coisas” do mundo são adicionadas como bênçãos adicionais àqueles que buscam o Reino primeiro.## A Providência Divina: Um Deus Cuidadoso (Mateus 6:30)
Versículo 30: “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”
Deus, em Sua bondade, provê até para a erva efêmera. Quanto mais Ele não proverá para Seus filhos amados, que têm valor eterno aos Seus olhos? A confiança em Sua fidelidade dissipa os medos e inquietações.
A Inquietação Desnecessária (Mateus 6:31-32)
Versículo 31: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?”
Versículo 32: “Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;”
A ansiedade pela provisão material desvia o foco do reino de Deus. Deus conhece nossas necessidades e Se preocupa com elas, enquanto os gentios, sem conhecimento de Deus, buscam incessantemente por segurança.
Buscando o Reino em Primeiro Lugar (Mateus 6:33)
Versículo 33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Fazer do reino de Deus e Sua vontade a prioridade da vida é entregar os fardos ao Pai. Confiar em Sua provisão liberta para uma vida abundante, onde as necessidades terrenas são satisfeitas como consequência de uma vida centrada em Cristo. Buscando o reino, encontramos paz, propósito e todas as coisas necessárias para uma vida plena.