Liberdade da Condenação (Romanos 8:1-21)

Campartilhe:

1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.

13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Romanos

Liberdade da Lei do Pecado e da Morte (Romanos 8:2)

A lei do Espírito de vida representa a influência vivificante do Espírito Santo, que nos liberta da lei do pecado e da morte. O pecado estava presente na carne, o que tornou impossível para a lei nos libertar. No entanto, Deus enviou seu Filho em semelhança da carne do pecado, condenando o pecado na carne para que a justiça da lei pudesse ser cumprida em nós, aqueles que vivem não segundo a carne, mas segundo o Espírito.

##Inclinações da Carne e do Espírito (Romanos 8:5-8)

Os que são segundo a carne são guiados por seus desejos e paixões naturais, levando à morte espiritual. Os que são segundo o Espírito são guiados pelo Espírito Santo, cujas inclinações levam à vida e paz. A inclinação da carne é inimiga de Deus, pois não é sujeita à lei de Deus. Portanto, aqueles que vivem na carne não podem agradar a Deus.

Presença e Habitação do Espírito Santo (Romanos 8:9-11)

A presença do Espírito de Deus em nós indica que não estamos mais na carne, mas no Espírito. O corpo pode estar sujeito à morte por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus também vivificará nossos corpos mortais.

Liberdade da Servidão da Corrupção (Romanos 8:20-21)

A criação foi sujeita à corrupção e à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa da queda. No entanto, existe a esperança de que a criação seja libertada da servidão da corrupção, entrando na liberdade da glória dos filhos de Deus. Esta liberdade é o destino final da criação, quando todas as coisas serão restauradas e renovadas na presença de Deus.## A Lei do Espírito da Vida (Romanos 8:2)

A lei do Espírito de vida é uma força espiritual que nos liberta da lei do pecado e da morte. Esta lei, manifestada através do Espírito Santo, nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus, superando as limitações e desejos da carne.

A Vitória sobre o Pecado (Romanos 8:3)

Deus enviou Jesus, seu Filho, para enfrentar o problema do pecado. Ao viver uma vida sem pecado e morrer na cruz, Jesus condenou o pecado na carne. Esta vitória possibilitou a libertação da maldição do pecado para aqueles que creem em Jesus.

A Justiça de Deus Cumprida (Romanos 8:4)

A lei de Deus exige justiça perfeita, algo que nós, seres humanos, somos incapazes de alcançar por nós mesmos. No entanto, aqueles que andam segundo o Espírito podem cumprir a justiça da lei porque o Espírito Santo produz em nós o fruto da justiça.

A Inclinação da Carne e do Espírito (Romanos 8:5-7)

A inclinação da carne nos leva a desejos pecaminosos, que conduzem à morte espiritual. Em contraste, a inclinação do Espírito nos guia para a vida e a paz. A carnalidade é hostil a Deus e incapaz de agradá-lo.## Liberdade da Condenação: Ajuste de Estilo de Vida (Romanos 8:1-4)

  • Nenhuma Condenação em Cristo: O versículo 1 declara que aqueles em Cristo Jesus não têm condenação. Para evitar a condenação, devemos seguir o Espírito, não a carne.
  • Livres da Lei do Pecado: O versículo 2 explica que a lei do Espírito de vida em Cristo nos libertou da lei do pecado e da morte. Viver segundo o Espírito nos permite cumprir a justiça da lei.
  • Condenação do Pecado: O versículo 3 revela que Deus enviou Seu Filho em forma humana para condenar o pecado na carne. Isso possibilitou que a justiça da lei fosse cumprida em nós.
  • Cumprimento da Justiça: O versículo 4 afirma que a justiça da lei é cumprida em nós quando andamos segundo o Espírito, não segundo a carne. Somente aqueles que estão no Espírito podem agradar a Deus.

A Inclinação da Carne (Romanos 8:5-7)

  • Inclinação Mortal da Carne: O versículo 5 destaca que os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, levando à morte espiritual.
  • Inclinação Vivificante do Espírito: Em contraste, o versículo 6 afirma que os guiados pelo Espírito se inclinam para as coisas do Espírito, trazendo vida e paz.
  • Inimizade da Carne: O versículo 7 declara que a inclinação da carne é inimizade contra Deus e não pode ser sujeita à Sua lei. Isso torna impossível agradar a Deus quando se vive na carne.

Vida no Espírito (Romanos 8:9-11)

  • Mortificação do Corpo: O versículo 13 enfatiza que devemos mortificar as obras do corpo pelo Espírito para viver.
  • Ressurreição do Corpo: O versículo 11 declara que o Espírito de Deus ressuscitará nossos corpos mortais.
  • Vivificação do Espírito: O versículo 10 ensina que o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Bloquear Chamadas

Título: Como Bloquear Chamadas: Proteja-se de ligações indesejadas Introdução: Receber chamadas indesejadas é um incômodo constante para muitas pessoas. Seja em seu celular ou telefone

o segundo governo de vargas resumo

O Segundo Governo de Vargas: Resumo e Principais Aspectos Introdução O segundo governo de Getúlio Vargas foi um período marcante na história do Brasil. Após