1 E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta do gado, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
2 E junto a ele edificaram os homens de Jericó; também ao seu lado edificou Zacur, filho de Imri.
3 E à porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
4 E ao seu lado reparou Meremote, filho de Urias, o filho de Coz; e ao seu lado reparou Mesulão, filho de Berequias, o filho de Mesezabeel; e ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana.
5 E ao seu lado repararam os tecoítas; porém os seus nobres não submeteram a cerviz ao serviço de seu Senhor.
6 E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
7 E ao seu lado repararam Melatias, o gibeonita, e Jadom, meronotita, homens de Gibeom e Mizpá, que pertenciam ao domínio do governador dalém do rio.
8 Ao seu lado reparou Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; e ao seu lado reparou Hananias, filho de um dos boticários; e fortificaram a Jerusalém até ao muro largo.
9 E ao seu lado reparou Refaías, filho de Hur, líder da metade de Jerusalém.
10 E ao seu lado reparou Jedaías, filho de Harumafe, e defronte de sua casa e ao seu lado reparou Hatus, filho de Hasabnéias.
11 A outra porção reparou Malquias, filho de Harim, e Hasube, filho de Paate-Moabe; como também a torre dos fornos.
12 E ao seu lado reparou Salum, filho de Haloés, líder da outra meia parte de Jerusalém, ele e suas filhas.
13 A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil côvados do muro, até a porta do monturo.
14 E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe, líder do distrito de Bete-Haquerém; este a edificou, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
15 E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também o muro do tanque de Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus que descem da cidade de Davi.
16 Depois dele edificou Neemias, filho de Azbuque, líder da metade de Bete-Zur, até defronte dos sepulcros de Davi, até ao tanque artificial e até à casa dos valentes.
17 Depois dele repararam os levitas, Reum, filho de Bani; ao seu lado reparou Hasabias, líder da metade de Queila, no seu distrito.
18 Depois dele repararam seus irmãos, Bavai, filho de Henadade, líder da outra meia parte de Queila.
19 Ao seu lado reparou Ezer, filho de Jesuá, líder de Mizpá, outra porção, defronte da subida à casa das armas, à esquina.
20 Depois dele reparou com grande ardor Baruque, filho de Zabai, outra medida, desde a esquina até à porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.
21 Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, o filho de Coz, outra porção, desde a porta da casa de Eliasibe, até à extremidade da casa de Eliasibe.
22 E depois dele repararam os sacerdotes que habitavam na campina.
23 Depois reparou Benjamim e Hasube, defronte da sua casa; depois dele reparou Azarias, filho de Maaséias, o filho de Ananias, junto à sua casa.
24 Depois dele reparou Binui, filho de Henadade, outra porção, desde a casa de Azarias até à esquina, e até ao canto.
25 Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina, e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão; depois dele Pedaías, filho de Parós.
26 E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta.
27 Depois repararam os tecoítas outra porção, defronte da torre grande e alta, e até ao muro de Ofel.
28 Desde acima da porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa.
29 Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte da sua casa; e depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental.
30 Depois dele reparou Hananias, filho de Selemias, e Hanum, filho de Zalafe, o sexto, outra porção; depois dele reparou Mesulão, filho de Berequias, defronte da sua câmara.
31 Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servidores do templo e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto.
32 E entre a câmara do canto e a porta do gado, repararam os ourives e os mercadores.
Neemias
Porta do Gado (Neemias 3:1-3)
Sob a liderança do sumo sacerdote Eliasibe, a Porta do Gado foi reconstruída e consagrada, simbolizando a conexão entre Deus e seu povo. Os esforços de reconstrução se estenderam até a Torre de Meá e a Torre de Hananel, unindo Jerusalém ao deserto.
Porta do Peixe (Neemias 3:3)
Os filhos de Hassenaá restauraram a Porta do Peixe, representando a provisão e o sustento de Deus. Eles a fortaleceram com fechaduras e ferrolhos, garantindo a segurança da população.
Porta Velha (Neemias 3:6)
Joiada e Mesulão repararam a Porta Velha, um símbolo da antiga aliança entre Deus e Israel. Foi reforçada com fechaduras e ferrolhos, representando a constância e a fidelidade de Deus.
Porta do Vale (Neemias 3:13-14)
Hanum e os moradores de Zanoa reconstruíram a Porta do Vale e mil côvados do muro, ligando Jerusalém aos campos férteis ao redor. Malquias também reparou a Porta do Monturo, garantindo a higiene e a saúde da cidade.## Trabalhando Juntos pela Restauração
Neemias 3:1-7
O esforço de restauração reuniu vários grupos sob a liderança de Eliasibe, o sumo sacerdote. Os tecoítas, porém, se recusaram a participar. Apesar disso, Melatias, o gibeonita, e Jadom, o meronotita, juntaram-se ao projeto, demonstrando a importância da cooperação intertribal.
Reconstrução das Portas e do Muro
Neemias 3:8-19
Os reparos se concentraram nas portas e no muro. Os ourives e os boticários assumiram a responsabilidade de fortificar a cidade. Uziel, Hananias, Refaías e Jedaías lideraram seus respectivos segmentos, enquanto Hatus e Malquias repararam a torre dos fornos e a outra metade do muro de Jerusalém.
Colaboração para o Bem Comum
Neemias 3:20-32
Outros grupos se juntaram ao esforço, incluindo os levitas e seus irmãos. Baruque e Meremote dedicaram-se intensamente à reconstrução, enquanto os sacerdotes que habitavam na campina também participaram. Os servidores do templo e os mercadores demonstraram sua solidariedade ao reparar a área entre a câmara do canto e a porta do gado.A Participação dos Sacerdotes na Reconstrução da Muralha (Neemias 3:1-12)
O sumo sacerdote, Eliasibe, e seus irmãos lideraram a reconstrução da porta do gado (v. 1), um portão importante para a entrada de animais para sacrifícios no templo. Os homens de Jericó e Zacur auxiliaram nessa tarefa (v. 2). Os filhos de Hassenaá repararam a porta do peixe (v. 3), enquanto outros levitas, como Meremote, Mesulão e Zadoque, também contribuíram para a reconstrução (v. 4). Embora os tecoítas tenham participado, seus nobres se recusaram a trabalhar (v. 5). A porta velha foi reparada por Joiada e Mesulão (v. 6), e Melatias e Jadom, homens de Gibeom e Mizpá, consertaram a parte próxima (v. 7). Ourives e boticários ajudaram a fortificar a muralha até o muro largo (v. 8).
Trabalhos de Reconstrução na Metade Norte da Cidade (Neemias 3:13-25)
Hanum e os moradores de Zanoa reconstruíram a porta do vale e mil côvados do muro (v. 13). Malquias, líder de Bete-Haquerém, consertou a porta do monturo (v. 14). Salum, líder de Mizpá, reparou a porta da fonte e o muro ao redor do tanque de Hasselá (v. 15). Neemias, líder de Bete-Zur, trabalhou desde os sepulcros de Davi até a casa dos valentes (v. 16). Os levitas, liderados por Reum, Hasabias e Bavai, reconstruíram a sua parte (v. 17-18). Ezer, líder de Mizpá, reparou a área em frente à casa das armas (v. 19). Baruque trabalhou com zelo, reparando a muralha até a casa de Eliasibe (v. 20). Meremote também consertou uma parte até o final da casa de Eliasibe (v. 21).
Trabalhos de Reconstrução na Metade Sul da Cidade (Neemias 3:26-32)
Os sacerdotes que viviam na campina reconstruíram a sua parte (v. 22). Benjamim, Hasube, Azarias e Binui repararam várias seções (v. 23-24). Palal e Pedaías trabalharam na área perto da casa real superior e da prisão (v. 25). Os servidores do templo que moravam em Ofel consertaram a muralha até a porta das águas e a torre alta (v. 26). Os tecoítas repararam a área em frente à torre grande e alta até o muro de Ofel (v. 27). Os sacerdotes trabalharam acima da porta dos cavalos, cada um na frente de sua casa (v. 28). Zadoque, Semaías e Hananias consertaram outras seções (v. 29-30). Malquias, um ourives, reparou até a porta de Mifcade (v. 31). Finalmente, os ourives e mercadores trabalharam entre a câmara do canto e a porta do gado (v. 32).