4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.
11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mateus
A Precaução Contra Enganos (Mateus 24:4-5)
Jesus adverte contra falsos profetas que se apresentarão como o Cristo e enganarão muitos. Ele aconselha os discípulos a serem cautelosos e a não darem ouvidos a essas afirmações enganosas.
Guerras e Calamidades (Mateus 24:6-8)
Jesus prevê guerras, rumores de guerras, fomes, pestes e terremotos. Esses eventos são descritos como “o princípio de dores”, indicando que são apenas os primeiros de sinais maiores que antecederão Sua segunda vinda.
Perseguição e Apostasia (Mateus 24:9-12)
Os seguidores de Jesus enfrentarão perseguições e seriam odiados por todas as nações por causa de Seu nome. Isso causaria tropeços e traições entre os crentes, e muitos se afastariam da fé.
Falsos Profetas e Diminuição do Amor (Mateus 24:11-12)
O aumento da iniquidade levaria ao aumento de falsos profetas que enganariam muitos. Isso também resultaria no esfriamento do amor entre as pessoas, indicando uma perda de compaixão e unidade na sociedade.O Engano dos Falsos Cristos e Profetas (Mateus 24:4-5, 23-24)
Jesus alerta sobre falsos profetas e messias que enganarão muitos. Ele aconselha vigilância e discernível, pois esses impostores causarão confusão e divisão. É essencial confiar na orientação do próprio Jesus e discernir cuidadosamente as reivindicações espirituais, evitando ser enganado por aqueles que buscam sua própria glória.
O Início das Dores (Mateus 24:6-8)
Jesus prediz guerras, rumores de guerras, fomes, pestes e terremotos, que são o início das dores do parto do fim. Esses eventos não devem nos alarmar, pois são sinais de que o Reino de Deus está próximo. Contudo, eles devem nos lembrar da transitoriedade da vida terrena e da importância de buscar a salvação em Jesus.
A Perseguição dos Seguidores de Cristo (Mateus 24:9-12)
Jesus alerta que seus seguidores serão perseguidos, odiados e entregues para serem atormentados. No entanto, ele os incentiva a perseverar até o fim, pois sua recompensa no Reino de Deus será grande. A perseguição pode nos refinar e nos fortalecer em nossa fé, testando nosso amor por Deus e nosso compromisso com o Evangelho.
A Pregação do Evangelho (Mateus 24:14)
Apesar da perseguição, Jesus afirma que o Evangelho será pregado em todo o mundo, alcançando todas as nações. Este versículo enfatiza a importância de compartilhar a mensagem de salvação com os outros, pois é a única esperança de resgate do pecado e da condenação.Advertência Contra Falsos Profetas e Ensinamentos (Mateus 24:4-5)
Jesus alerta seus discípulos sobre a ameaça de falsos profetas, que se apresentarão como o Cristo e enganarão muitos. Ele enfatiza que devemos estar atentos a esses enganadores e buscar orientação na Palavra de Deus.
Sinais de Inquietação e Tribulação (Mateus 24:6-8)
Jesus prevê guerras, rumores de guerras, fomes, pestes e terremotos. Ele explica que esses eventos são os “princípios de dores”, o início de um período de turbulência e provações.
Perseguição e Martírio (Mateus 24:9-10)
Os seguidores de Cristo enfrentarão perseguição e ódio. Muitos serão traídos e odiados pelos seus próprios irmãos. Jesus encoraja os crentes a permanecerem firmes em sua fé, apesar das dificuldades.
Sinais Apocalípticos (Mateus 24:15-28)
Jesus descreve eventos específicos que marcarão o fim dos tempos. Ele menciona a “abominação da desolação” no lugar santo, a fuga para as montanhas, a grande aflição e o encurtamento dos dias para os escolhidos.