Dia da Expiação (Levítico 16:1-34)

1 O Senhor falou com Moisés depois que morreram os dois filhos de Arão, por haverem se aproximado do Senhor.

2 O Senhor disse a Moisés: “Diga a seu irmão Arão que não entre a toda hora no Lugar Santíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, para que não morra; pois aparecerei na nuvem, acima da tampa.

3 “Arão deverá entrar no Lugar Santo com um novilho como oferta pelo pecado e com um carneiro como holocausto.

4 Ele vestirá a túnica sagrada de linho, com calções também de linho por baixo; porá o cinto de linho na cintura e também o turbante de linho. Essas vestes são sagradas; por isso ele se banhará com água antes de vesti-las.

5 Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto.

6 “Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família.

7 Depois pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro.

8 E tirará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel.

9 Arão trará o bode cuja sorte caiu para o Senhor e o sacrificará como oferta pelo pecado.

10 Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao Senhor para se fazer propiciação e será enviado para Azazel no deserto.

11 “Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado.

12 Pegará o incensário cheio de brasas do altar que está perante o Senhor e dois punhados de incenso aromático em pó, e os levará para trás do véu.

13 Porá o incenso no fogo perante o Senhor, e a fumaça do incenso cobrirá a tampa que está acima das tábuas da aliança, a fim de que não morra.

14 Pegará um pouco do sangue do novilho e com o dedo o aspergirá sobre a parte da frente da tampa; depois, com o dedo aspergirá o sangue sete vezes, diante da tampa.

15 “Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela.

16 Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.

17 Ninguém estará na Tenda do Encontro quando ele entrar para fazer propiciação no Lugar Santíssimo, até a saída de Arão, depois que fizer propiciação por si mesmo, por sua família e por toda a assembléia de Israel.

18 “Depois irá ao altar que está perante o Senhor e pelo altar fará propiciação. Pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá em todas as pontas do altar.

19 Com o dedo aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar para purificá-lo e santificá-lo das impurezas dos israelitas.

20 “Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo.

21 Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniqüidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso.

22 O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.

23 “Depois Arão entrará na Tenda do Encontro, tirará as vestes de linho que usou para entrar no Lugar Santíssimo e as deixará ali.

24 Ele se banhará com água num lugar sagrado e vestirá as suas próprias roupas. Então sairá e sacrificará o holocausto por si mesmo e o holocausto pelo povo, para fazer propiciação por si mesmo e pelo povo.

25 Também queimará sobre o altar a gordura da oferta pelo pecado.

26 “Aquele que soltar o bode para Azazel lavará as suas roupas e se banhará com água, e depois poderá entrar no acampamento.

27 O novilho e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido ao Lugar Santíssimo para fazer propiciação, serão levados para fora do acampamento; o couro, a carne e o excremento deles serão queimados com fogo.

28 Aquele que os queimar lavará as suas roupas e se banhará com água; depois poderá entrar no acampamento.

29 “Este é um decreto perpétuo para vocês: No décimo dia do sétimo mês vocês se humilharão a si mesmos e não poderão realizar trabalho algum, nem o natural da terra, nem o estrangeiro residente.

30 Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor, vocês estarão puros de todos os seus pecados.

31 Este lhes será um sábado de descanso, quando vocês se humilharão; é um decreto perpétuo.

32 O sacerdote que for ungido e ordenado para suceder seu pai como sumo sacerdote fará a propiciação. Porá as vestes sagradas de linho

33 e fará propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro, pelo altar, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembléia.

34 “Este é um decreto perpétuo para vocês: A propiciação será feita uma vez por ano, por todos os pecados dos israelitas”. E tudo foi feito conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Levítico

Requisitos para Entrar no Lugar Santíssimo (Levítico 16:2-4)

Deus estabeleceu restrições rígidas para a entrada no Lugar Santíssimo, o local mais sagrado do tabernáculo. Somente o sumo sacerdote, Arão, poderia entrar no Lugar Santíssimo, e apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação. Antes de entrar, Arão precisava se purificar tomando banho e vestindo roupas sagradas de linho. Essas precauções simbolizavam a santidade de Deus e a necessidade de pureza para se aproximar Dele.

Sacrifícios para o Dia da Expiação (Levítico 16:5-10)

No Dia da Expiação, Arão oferecia vários sacrifícios para fazer propiciação pelo pecado do povo. Ele começava oferecendo um novilho como oferta pelo pecado para si mesmo e sua família. Em seguida, apresentava dois bodes diante do Senhor, lançando sortes para determinar qual bode seria oferecido como oferta pelo pecado e qual seria enviado para Azazel, no deserto, como um símbolo de remoção do pecado.

Propiciação pelo Lugar Santíssimo (Levítico 16:11-22)

O sangue do novilho e do bode da oferta pelo pecado era aspergido sobre e diante da tampa da arca da aliança, simbolizando a purificação do Lugar Santíssimo. Arão também queimava incenso no incensário no Lugar Santíssimo, criando uma nuvem de fumaça que cobria a tampa, protegendo Arão da morte. O bode vivo sobre o qual a sorte havia caído para Azazel era enviado para o deserto para carregar os pecados do povo.

Propiciação pelo Povo (Levítico 16:23-34)

Após purificar o Lugar Santíssimo, Arão fazia propiciação pelo povo. Ele sacrificava o restante do novilho e do bode da oferta pelo pecado e aspergia o sangue deles no altar do holocausto. Ele também oferecia um carneiro como holocausto para si mesmo e outro para o povo. A propiciação era um ritual solene que purificava o povo de seus pecados e restaurava seu relacionamento com Deus.## Proibição da Entrada no Lugar Santíssimo (Levítico 16:2)

Deus ordenou a Moisés que orientasse Arão, o sumo sacerdote, a não entrar no Lugar Santíssimo a qualquer momento. O acesso ao Lugar Santíssimo era reservado apenas ao sumo sacerdote, e somente uma vez por ano, no Dia da Expiação. A entrada não autorizada no Lugar Santíssimo resultaria em morte, pois a glória de Deus se manifestava na nuvem acima da tampa da arca.

Vestimentas e Ofertas para o Dia da Expiação (Levítico 16:3-5)

Arão deveria usar vestes sagradas de linho ao entrar no Lugar Santíssimo. Ele deveria sacrificar um novilho como oferta pelo pecado para si e sua família, e um carneiro como holocausto. Além disso, dois bodes seriam apresentados ao Senhor: um para ser oferecido como oferta pelo pecado pelo povo, e outro para ser um bode expiatório, levando consigo os pecados do povo.

Rituais de Propiciação (Levítico 16:11-22)

Arão aspergiria o sangue do novilho e do bode sobre a tampa e diante da tampa da arca, fazendo propiciação pelo Lugar Santíssimo e pelo povo. O incenso aromático seria oferecido, criando uma nuvem de fumaça que cobriria a tampa, impedindo que Arão morresse. O bode expiatório, carregando os pecados do povo, seria enviado para o deserto, simbolizando a remoção dos pecados de Israel.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo