Os Pecados de Judá Esculpidos em Seus Corações (Jeremias 17:1-4)

1 “O pecado de Judá está escrito com estilete de ferro, gravado com ponta de diamante, nas tábuas dos seus corações e nas pontas dos seus altares.

2 Os filhos deles se lembram dos seus altares e dos postes de Aserá, ao lado das árvores verdejantes e sobre os montes altos

3 e sobre as montanhas do campo. As riquezas de vocês e todos os seus tesouros, eu os darei como despojo, como preço por todos os seus pecados nos altares idólatras, por toda a sua terra.

4 Você mesmo perdeu a posse da herança que eu lhe tinha dado. Eu o farei escravo de seus inimigos numa terra que você não conhece, pois acendeu-se a minha ira, que arderá para sempre. “

5 Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

6 Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.

7 “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.

8 Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

9 O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

10 “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “

11 O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz que choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão, e, no final, ele se revelará um tolo.

12 Um trono glorioso, exaltado desde o início, é o lugar de nosso santuário.

13 Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

14 Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.

15 Há os que vivem me dizendo: “Onde está a palavra do Senhor? Que ela se cumpra! “

16 Mas não insisti eu contigo para que afastasses a desgraça? Tu sabes que não desejei o dia do desespero. Sabes o que saiu de meus lábios, pois está diante de ti.

17 Não sejas motivo de pavor para mim; tu és o meu refúgio no dia da desgraça.

18 Que os meus perseguidores sejam humilhados, mas não eu; que eles sejam aterrorizados, mas não eu. Traze sobre eles o dia da desgraça; destrói-os com destruição dobrada.

19 Assim me disse o Senhor: “Vá colocar-se à porta do Povo, por onde entram e saem os reis de Judá; faça o mesmo junto a todas as portas de Jerusalém.

20 Diga-lhes: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá, todo o Judá e todos os habitantes de Jerusalém, vocês que passam por essas portas.

21 Assim diz o Senhor: Por amor à vida de vocês, tenham o cuidado de não levar cargas nem de fazê-las passar pelas portas de Jerusalém no dia de sábado.

22 Não levem carga alguma para fora de casa nem façam nenhum trabalho no sábado, mas guardem o dia de sábado como dia consagrado, como ordenei aos seus antepassados.

23 Contudo, eles não me ouviram nem me deram atenção; foram obstinados e não quiseram ouvir nem aceitar a disciplina.

24 Mas se vocês tiverem o cuidado de obedecer-me, diz o Senhor, e não fizerem passar carga alguma pelas portas desta cidade no sábado, mas guardarem o dia de sábado como dia consagrado, deixando de realizar nele todo e qualquer trabalho,

25 então os reis que se assentarem no trono de Davi entrarão pelas portas desta cidade em companhia de seus conselheiros. Eles e os seus conselheiros virão em carruagens e cavalos, acompanhados dos homens de Judá e dos habitantes de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.

26 Virá gente das cidades de Judá e dos povoados ao redor de Jerusalém, do território de Benjamim e da Sefelá, das montanhas e do Neguebe, trazendo holocaustos e sacrifícios, ofertas de cereal, incenso e ofertas de ação de graças ao templo do Senhor.

27 Mas, se vocês não me obedecerem e deixarem de guardar o sábado como dia consagrado, fazendo passar cargas pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, porei fogo nas suas portas, que consumirá os seus palácios’ “.

Jeremias

Os Pecados de Judá Gravados em Seus Corações (Jeremias 17:1-4)

Os Pecados Profundos de Judá (Jeremias 17:1-2)

Os pecados de Judá eram gravados profundamente em seus corações e altares, como marcas permanentes de sua iniquidade. Eles se lembravam de seus ídolos e altares, que eram um símbolo de sua rejeição a Deus. Suas riquezas e tesouros seriam tomados como pilhagem por causa de seus pecados.

O Julgamento de Deus (Jeremias 17:3-4)

Deus os havia deserdado, dando-os como escravos a seus inimigos em uma terra desconhecida. Sua ira arderia para sempre contra eles por sua obstinação. Eles haviam perdido sua herança e agora enfrentavam as consequências de seus atos.

Confiar em Deus ou no Homem (Jeremias 17:5-10)

A Malddição da Confiança no Homem (Jeremias 17:5-6)

Aqueles que confiam nos homens em vez de Deus serão amaldiçoados. Eles serão como um arbusto no deserto, incapaz de encontrar sustento ou esperança. Eles habitarão em lugares áridos e inférteis, onde não há vida.

A Bênção da Confiança em Deus (Jeremias 17:7-10)

Em contraste, aqueles que confiam em Deus serão abençoados. Eles serão como uma árvore plantada junto à água, sempre verde e frutífera, mesmo em tempos de seca. Deus os recompensará de acordo com suas obras e sondará seus corações, revelando sua verdadeira natureza.## O Coração Pecaminoso de Judá Escrito em seus Corações (Jeremias 17:1)

O pecado de Judá, gravado por Deus nas tábuas de seus corações, é uma marca indelével de rebelião e idolatria. Seus altares e postes de Aserá, erguidos em locais pagãos, testemunham o desvio de seus corações do Senhor. Como consequência, Judá perderá sua herança e enfrentará a escravidão em terra estranha, pois a ira de Deus arderá sobre ela eternamente.

A Falsa Confiança no Homem (Jeremias 17:5)

Aqueles que colocam sua confiança nos homens serão como um arbusto no deserto, privado de água e destinado à ruína. Em contraste, aqueles que confiam em Deus são como uma árvore plantada junto às águas, que floresce mesmo durante a seca. O coração humano é traiçoeiro, mas Deus examina os corações e recompensa cada um de acordo com suas obras.

O Julgamento da Riqueza Injusta (Jeremias 17:11)

Aqueles que obtêm riquezas por meios desonestos são como a perdiz que choca ovos que não pôs. Sua riqueza os abandonará no final, e eles serão ridicularizados como tolos. Deus é o Senhor que julga o justo do injusto, e aqueles que abandonam Sua fonte de água viva sofrerão vergonha e destruição.

A Cura e a Salvação em Deus (Jeremias 17:14)

Deus é o único que pode curar e salvar. Aqueles que O buscam em oração encontrarão refúgio e proteção. Os perseguidores serão humilhados, enquanto aqueles que confiam em Deus serão exaltados. Deus é o trono glorioso de Israel, e aqueles que O abandonam sofrerão vergonha e destruição eterna.## A Advertência Solene de Deus (Jeremias 17:1-10)

  • O Pecado de Judá Registrado Permanentemente (v. 1): O pecado de Judá é indelevelmente gravado em seus corações e altares, testemunhando seu abandono de Deus.
  • A Destruição da Herança de Judá (vv. 2-4): Por causa de sua idolatria, Judá perderá sua herança e será escravizado em uma terra desconhecida, sua ira arderá eternamente.
  • A Maldição da Confiança Humana (v. 5): Aqueles que confiam nos homens e se afastam de Deus são amaldiçoados, tornando-se como plantas no deserto que perecem na seca.
  • A Bênção da Confiança em Deus (vv. 7-8): Em contraste, os que confiam em Deus são como árvores nutridas à beira das águas, frutíferas e resistentes até mesmo nas adversidades.
  • A Natureza Enganosa do Coração Humano (v. 9): O coração humano é traiçoeiro e incurável, apenas Deus pode sondá-lo e recompensar cada um de acordo com suas obras.

O Julgamento e a Esperança de Israel (Jeremias 17:11-18)

  • A Futilidade da Riqueza Injusta (v. 11): Aqueles que acumulam riquezas desonestamente são como a perdiz que choca ovos que não pôs, perdendo tudo no final.
  • A Esperança de Israel em Deus (vv. 12-14): Deus é o santuário e a esperança de Israel, mas aqueles que o abandonam serão envergonhados e destruídos.
  • A Oração por Cura e Salvação (v. 14): Jeremias ora por cura e salvação de Deus, confessando-se louvador de seu nome.
  • A Ansiosa Espera da Palavra do Senhor (vv. 15-18): Alguns questionam a palavra do Senhor, mas Jeremias defende que não desejou o dia da desgraça e busca proteção contra seus perseguidores.

O Sábado como Dia Santo (Jeremias 17:19-27)

  • O Mandamento de Guardar o Sábado (vv. 19-22): Deus instrui Jeremias a proclamar o mandamento de observar o sábado, caso contrário, Jerusalém será destruída.
  • As Consequências da Obediência (vv. 23-25): Se o povo obedecer ao mandamento de observar o sábado, os reis entrarão em Jerusalém em carruagens, e a cidade será habitada para sempre.
  • As Consequências da Desobediência (v. 27): Se o povo desobedecer, Jerusalém será queimada e seus palácios destruídos.
  • A Bênção da Obediência (vv. 26-27): Aqueles que vierem a Deus no templo com ofertas e sacrifícios serão abençoados se observarem o sábado.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo