Deus Como Oleiro: Mensagem para Israel e Suas Consequências (Jeremias 18:1-23)

1 Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:

2 “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”.

3 Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.

4 Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

5 Então o Senhor dirigiu-me a palavra:

6 “Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? “, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.

7 Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado,

8 e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.

9 E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado,

10 e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.

11 “Agora, portanto, diga ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém: ‘Assim diz o Senhor: Estou preparando uma desgraça e fazendo um plano contra vocês. Por isso, converta-se cada um de seu mau procedimento e corrija a sua conduta e as suas ações’.

12 Mas eles responderão: ‘Não adianta. Continuaremos com os nossos próprios planos; cada um de nós seguirá a rebeldia do seu coração mau’. “

13 Portanto, assim diz o Senhor: “Perguntem entre as nações se alguém já ouviu uma coisa dessas; coisa tremendamente horrível fez a virgem, Israel!

14 Poderá desaparecer a neve do Líbano de suas encostas rochosas? Poderá parar de fluir suas águas frias, vindas de lugares distantes?

15 Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim: queimam incenso a ídolos inúteis, que os fazem tropeçar em seus caminhos e nas antigas veredas, para que andem em desvios, em estradas não aterradas.

16 A terra deles ficará deserta e será tema de permanente zombaria. Todos os que por ela passarem ficarão chocados e balançarão a cabeça.

17 Como o vento leste, eu os dispersarei diante dos inimigos; eu lhes mostrarei as costas e não o rosto, no dia da sua derrota”.

18 Então disseram: “Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser”.

19 Atende-me, ó Senhor; ouve o que os meus acusadores estão dizendo!

20 Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

21 Por isso entrega os filhos deles à fome e ao poder da espada. Que as suas mulheres fiquem sem filhos e viúvas; que os seus homens sejam mortos, e os seus rapazes sejam mortos pela espada na batalha.

22 Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés.

23 Mas tu conheces, ó Senhor, todas as suas conspirações para me matarem. Não perdoes os seus crimes nem apagues de diante da tua vista os seus pecados. Sejam eles derrubados diante de ti; age contra eles na hora da tua ira!

Jeremias

Os Planos de Deus para as Nações (Jeremias 18:6-10)

Deus, como o oleiro, tem soberania sobre as nações, moldando-as de acordo com sua vontade. Ele pode construir ou destruir, prosperar ou castigar, com base em suas ações. Quando uma nação se arrepende, Deus se arrepende de seu castigo planejado; quando desobedece, Deus retira seu favor.

A Obstinação de Israel (Jeremias 18:11-17)

Apesar dos avisos e advertências, Judá e Jerusalém se recusam a se arrepender de sua maldade. Sua obstinação os leva à ruína, sua terra se tornando uma desolação e um objeto de zombaria. Deus os dispersará diante dos inimigos, mostrando-lhes as costas em vez do rosto no dia de sua derrota.

A Conspiração contra Jeremias (Jeremias 18:18-23)

Os líderes de Judá planejam silenciar Jeremias, acusando-o falsamente e ignorando sua mensagem. Deus ouve suas acusações e promete puni-los por seus crimes. Ele entregará seus filhos à fome, suas mulheres à viuvez e seus homens à guerra.

A Intercessão de Jeremias (Jeremias 18:19-23)

Apesar da conspiração contra ele, Jeremias ora a Deus por misericórdia pelos seus acusadores. Ele lembra a Deus de sua intercessão em seu favor, implorando para que não sejam destruídos. No entanto, Deus declara que sua ira é justificada e que eles devem ser punidos por seus pecados.A Mensagem Divina através do Oleiro

  • O Oleiro e o Barro (Jeremias 18:1-6)
    O Senhor compara Israel ao barro nas mãos do oleiro, demonstrando seu poder de moldar e transformar. Ele pode construir ou destruir nações com base em suas ações.

  • Arrependimento e Consequências (Jeremias 18:7-10)
    Deus oferece misericórdia para aqueles que se arrependem de seus pecados. No entanto, se uma nação persistir em sua rebelião, Ele retirará Suas bênçãos e trará desgraça.

  • O Pecado e Suas Consequências (Jeremias 18:11-17)
    O povo de Judá é confrontado com seu pecado de idolatria e rebelião. Deus os avisa da iminente destruição e zombaria que eles sofrerão como resultado de suas más ações.

  • A Conspiração Contra Jeremias (Jeremias 18:18-23)
    Apesar dos avisos de Deus, o povo trama contra o profeta Jeremias. Eles tentam silenciá-lo e não ouvir suas mensagens. Jeremias ora por proteção, pedindo a Deus para punir seus acusadores e fazer justiça.O Oleiro e Israel: Um Paralelo Da Aliança

Jeremias 18:1-4
Deus envia Jeremias à casa do oleiro para observar o processo de moldagem do barro. O oleiro molda o barro, mas quando ele fica estragado, ele o refaz em um novo vaso conforme sua vontade. Esta analogia representa a soberania de Deus sobre Israel. Ele pode disciplinar e moldar sua nação de acordo com sua vontade, mas nunca a abandona completamente.

Jeremias 18:5-10
Deus declara que ele pode agir com Israel como o oleiro faz com o barro. Quando Israel se arrepende, Deus se arrepende do mal que planejou contra eles. No entanto, se Israel se rebela, Deus se arrepende do bem que planejou para eles. Esta é uma advertência para Israel, lembrando-lhes da responsabilidade de obedecer à aliança com Deus.

Jeremias 18:11-17
Deus ordena a Jeremias que advirta Judá e Jerusalém sobre sua iminente desgraça. Ele os exorta a se arrependerem e mudarem seus caminhos. No entanto, eles recusam, insistindo em seguir seus próprios caminhos. Deus então os declara uma desolação e uma zombaria entre as nações.

Jeremias 18:18-23
Os inimigos de Jeremias conspiram para destruí-lo. Eles o acusam e tentam silenciá-lo. No entanto, Jeremias ora a Deus por proteção e justiça. Deus garante a Jeremias que conhece as conspirações contra ele e que não poupará seus inimigos da ira divina.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo