2 Crônicas 21:1-20

1 Depois Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.

2 E teve irmãos, filhos de Jeosafá: Azarias, Jeiel, Zacarias, Asarias, Micael e Sefatias; todos estes foram filhos de Jeosafá, rei de Israel.

3 E seu pai lhes deu muitos presentes de prata, de ouro e de coisas preciosíssimas, juntamente com cidades fortificadas em Judá; porém, o reino, deu a Jeorão, porquanto era o primogênito.

4 E, subindo Jeorão ao reino de seu pai, e havendo-se fortificado, matou a todos os seus irmãos à espada, como também a alguns dos príncipes de Israel.

5 Da idade de trinta e dois anos era Jeorão, quando começou a reinar; e reinou oito anos em Jerusalém.

6 E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do Senhor.

7 Porém o Senhor não quis destruir a casa de Davi, em atenção à aliança que tinha feito com Davi; e porque também tinha falado que lhe daria por todos os dias uma lâmpada, a ele e a seus filhos.

8 Nos seus dias se revoltaram os edomitas contra o mando de Judá, e constituíram para si um rei.

9 Por isso Jeorão passou adiante com os seus príncipes, e todos os carros com ele; levantou-se de noite, e feriu aos edomeus, que o tinham cercado, como também aos capitães dos carros.

10 Todavia os edomitas se revoltaram contra o mando de Judá até ao dia de hoje; então no mesmo tempo Libna se revoltou contra o seu mando; porque deixara ao Senhor Deus de seus pais.

11 Ele também fez altos nos montes de Judá; e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a isso.

12 Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá,

13 Mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos da casa de teu pai, melhores do que tu;

14 Eis que o Senhor ferirá com um grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e a todas as tuas fazendas.

15 Tu também terás grande enfermidade por causa de uma doença em tuas entranhas, até que elas saiam, de dia em dia, por causa do mal.

16 Despertou, pois, o Senhor, contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos árabes, que estavam do lado dos etíopes.

17 Estes subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram todos os bens que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e a suas mulheres; de modo que não lhe deixaram filho algum, senão a Jeoacaz, o mais moço de seus filhos.

18 E depois de tudo isto o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável.

19 E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais.

20 Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.

2 Crônicas

O Reinado de Jeorão (2 Crônicas 21:1-20)

Jeorão Sucede Jeosafá (2 Crônicas 21:1-5)

Jeorão ascendeu ao trono após a morte de seu pai, Jeosafá. Apesar de sua idade avançada, Jeorão matou seus irmãos e vários príncipes de Israel para consolidar seu poder. Seu reinado foi caracterizado pela maldade aos olhos do Senhor, pois ele seguiu os caminhos corruptos dos reis de Israel.

Revolta dos Edomitas e de Libna (2 Crônicas 21:8-10)

Durante o reinado de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o domínio de Judá. Jeorão liderou suas tropas para derrotá-los, mas apesar de seu sucesso inicial, os edomitas permaneceram em rebelião. Da mesma forma, Libna também se revoltou contra o domínio de Judá devido à crescente apostasia de Jeorão.

Julgamento de Elias e Morte Dolorosa (2 Crônicas 21:12-20)

O profeta Elias enviou uma carta condenando Jeorão por sua maldade e advertindo-o de severas consequências. O Senhor puniu Jeorão com uma dolorosa doença intestinal que levou à sua morte. Sua morte ignominiosa marcou o fim de seu reinado corrupto e serviu como um lembrete do julgamento de Deus sobre o mal.### Jeorão Assume o Trono (2 Crônicas 21:1-5)

Após a morte de Jeosafá, seu filho Jeorão ascendeu ao trono aos trinta e dois anos. Ele reinou por oito anos em Jerusalém, seguindo os caminhos dos reis de Israel e desagradando a Deus.

Massacre dos Irmãos e Rebelião (2 Crônicas 21:4-10)

Jeorão assassinou seus irmãos e alguns príncipes de Israel para consolidar seu poder. Os edomitas se revoltaram contra o domínio de Judá, e Jeorão os enfrentou em batalha, mas sem sucesso definitivo. Libna também se rebelou, pois Judá havia abandonado Deus.

Idolatria e Mensagem de Elias (2 Crônicas 21:11-15)

Jeorão ergueu altares idólatras em Judá, corrompendo seus habitantes. O profeta Elias enviou-lhe uma mensagem condenando suas ações e profetizando grandes pragas.

Julgamento Divino (2 Crônicas 21:16-20)

Deus incitou os filisteus e árabes contra Jeorão, que saquearam Jerusalém e levaram seus filhos e esposas. Jeorão sofreu de uma doença incurável e morreu ingloriamente, sem ser honrado com um enterro real.## Jeorão, o Rei Ímpio (2 Crônicas 21:1-6)

  • Jeorão assume o trono: Após a morte de Jeosafá, seu filho Jeorão assume o trono (1).
  • Príncipes e presentes: Jeosafá havia dado presentes generosos a seus outros filhos (2-3).
  • Assassinato de irmãos: Jeorão mata seus irmãos e alguns príncipes de Israel após se consolidar no poder (4).
  • Caráter ímpio: Jeorão se desvia do caminho de Deus, segue o exemplo de Acabe e sua esposa Jezabel e pratica o mal (5-6).

Aliança e Misericórdia de Deus (2 Crônicas 21:7-10)

  • Promessa de uma lâmpada: Apesar da maldade de Jeorão, Deus permanece fiel à aliança feita com Davi e promete manter um descendente em seu trono (7).
  • Rebelião de Edom e Libna: Os edomitas e Libna se rebelam contra Judá, o que Jeorão reprime (8-10).

Julgamento e Consequências (2 Crônicas 21:11-19)

  • Idolatria e corrupção: Jeorão estabelece altares idólatras em Judá e corrompe seu povo (11).
  • Repreensão profética: Elias envia uma carta repreendendo Jeorão por sua maldade (12-15).
  • Doença incurável: Deus fere Jeorão com uma doença incurável nas entranhas (18).
  • Morte sem honras: Jeorão morre após dois anos de doença, e seu povo não lhe presta homenagens (19-20).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo