10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
9 Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.
42 Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
10 Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.
2 Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
10 Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
8 Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
6 Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu.
35 Então falarei, e não o temerei; porque não sou assim em mim mesmo.
7 Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.
23 E os flecheiros atiraram contra o rei Josias. Então o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido.
1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
28 E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.
9 Limpo estou, sem transgressão; puro sou, e não tenho iniqüidade.
3 Então Sansão disse acerca deles: Inocente sou esta vez para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.
6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
33 Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
18 E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
29 Então saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a terra em desolação e espanto, por causa de todas as abominações que cometeram.
14 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
34 Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
5 Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
15 Quando eu tornar a terra do Egito em desolação, e ela for despojada da sua plenitude, e quando ferir a todos os que habitam nela, então saberão que eu sou o Senhor.
39 Que eu hoje estou fraco, ainda que ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são mais duros do que eu; o Senhor pagará ao malfeitor, conforme a sua maldade.
27 Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria? Será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
13 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.
10 Se de boa mente ficardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.
12 Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
18 Porque estou cheio de palavras; o meu espírito me constrange.
29 Eu, porém, sou pobre e estou triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro.
6 E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.
18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
19 Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
1 Então os homens de Efraim lhe disseram: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente.
28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.
18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
34 Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
17 Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim.
1 Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.
9 Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.
8 Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.
20 E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor.
4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.
7 Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
25 E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.
6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
17 E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa.
13 Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.
10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.
1 E quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia, de que for testemunha, seja porque viu, ou porque soube, se o não denunciar, então levará a sua iniqüidade.
9 Porque eis que eu estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados.
9 E isso para prepararem muita madeira; porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa.
24 E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniqüidade.
6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
7 Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
13 Então sabereis que eu sou o Senhor, quando os seus mortos estiverem no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda a árvore verde, e debaixo de todo o carvalho frondoso, no lugar onde ofereciam cheiro suave a todos os seus ídolos.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
20 Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.
5 E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.
4 Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca, e será a tua voz debaixo da terra, como a de um que tem espírito familiar, e a tua fala assobiará desde o pó.
5 Porque antes da sega, quando já o fruto está perfeito e, passada a flor, as uvas verdes amadurecerem, então, com foice podará os sarmentos e tirará os ramos e os lançará fora.
7 Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
7 Quando o exército do rei de babilônia pelejava contra Jerusalém, e contra todas as cidades que restavam de Judá, contra Laquis e contra Azeca; porque estas fortes cidades foram as que ficaram dentre as cidades de Judá.
5 Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.
20 Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
2 Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
7 Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
22 Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.
15 E com grande indignação estou irado contra os gentios em descanso; porque eu estava pouco indignado, mas eles agravaram o mal.
9 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
11 Por isso estou cheio do furor do Senhor; estou cansado de o conter; derramá-lo-ei sobre os meninos pelas ruas e na reunião de todos os jovens; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho com o que está cheio de dias.
22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.
2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
5 Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,
5 Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito.
29 Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou.
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
18 Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.
A Força na Fraqueza (2 Coríntios 12:10)
Acreditar na força divina em meio à fraqueza pode ser desafiador, mas Paulo nos assegura que é nessas situações que nossa força verdadeira é revelada. Quando confiamos em Deus, mesmo em momentos de provação, Ele nos capacita a suportar os fardos e superar as dificuldades. Paradoxalmente, a fraqueza se torna um catalisador para a força, pois nos leva a buscar o apoio divino e a confiar em Sua graça sustentadora.
Descansando na Soberania de Deus (Romanos 4:2)
Diante da adversidade, podemos encontrar conforto ao descansar na soberania de Deus. Abraão, apesar de sua idade avançada e da infertilidade de sua esposa, acreditou na promessa de Deus. Sua fé inabalável demonstra que, mesmo quando as circunstâncias parecem desafiadoras, podemos confiar que Deus está no controle e cumpre Seu propósito em nossas vidas. Isso nos permite enfrentar os desafios com esperança e uma confiança inabalável em Sua sabedoria e amor.
O Remédio Divino para a Fraqueza (Salmos 6:2)
A fraqueza física e emocional pode nos sobrecarregar, mas Deus oferece refúgio. O salmista clama por misericórdia, reconhecendo sua própria fraqueza e buscando o toque de cura de Deus. Ele sabe que Deus é o único que pode restaurar sua saúde e trazer alívio para sua dor. Isso nos lembra que, mesmo em nossas lutas mais profundas, podemos recorrer a Deus em busca de força, cura e conforto.
A Humildade como Fonte de Força (Isaías 2:4)
O orgulho e a autossuficiência podem nos impedir de reconhecer nossas fraquezas. No entanto, a humildade é um caminho para a verdadeira força. Reconhecer nossas limitações nos permite depender de Deus e receber Sua ajuda. Como no exemplo de Labão e Jacó, quando somos fracos, Deus pode intervir e fortalecer-nos, transformando nossas fraquezas em vitórias.A Fraqueza Como Força
(2 Coríntios 12:10)
A fragilidade não é um sinal de derrota, mas sim um caminho para o fortalecimento. Quando reconhecemos nossas limitações e confiamos no poder de Deus, somos fortalecidos por Sua graça.
A Humildade da Fraqueza
(2 Coríntios 12:9)
Abraçar nossas fraquezas é um ato de humildade. Reconhecer que precisamos da ajuda de Deus nos torna mais dependentes dEle e nos ajuda a crescer em maturidade espiritual.
A Fragilidade dos Injustos
(Isaías 2:4)
A força dos injustos é frágil e transitória. Como o homem rico da parábola (Lucas 12:13-21), eles podem acumular riquezas, mas serão destituídos de verdadeira substância.
A Fortaleza dos Fracos
(Salmos 6:2)
Deus escolheu os fracos para confundir os fortes (1 Coríntios 1:27). Aqueles que são humildes e confiam em Deus possuem uma força interior que os capacita a enfrentar adversidades e triunfar sobre o mal.## A Força na Fraqueza (2 Coríntios 12:10)
10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
Paulo compreendeu o paradoxo da força na fraqueza. Ao abraçar suas provações com Cristo, ele descobriu que a presença de Deus era sua verdadeira força. Quando ele se sentia incapaz, o poder de Deus o capacitava a perseverar. Reconhecendo sua fraqueza, Paulo pôde experimentar a força sobrenatural de Deus, que o sustentou em meio às adversidades.
A Dependência de Deus (Romanos 4:2)
2 Ou se Abraão foi justificado pelas obras, ele teria motivo de se gloriar, mas não diante de Deus.
Abraão, o pai da fé, não foi justificado por suas ações, mas pela graça de Deus. Paulo enfatiza nossa dependência da misericórdia de Deus para salvação. Nenhuma quantidade de obras pode ganhar o favor divino. Reconhecendo nossa fraqueza e indignidade, podemos confiar totalmente na obra redentora de Jesus, que nos justifica perante Deus.
A Fraqueza dos Líderes (2 Coríntios 10:10)
10 Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
Os críticos de Paulo questionavam sua autoridade devido à sua aparência e fala aparentemente fracas. No entanto, Paulo ressaltou que a verdadeira força não está na aparência externa, mas no poder do Espírito Santo. Sua fraqueza física demonstrava a dependência dele de Deus e a grandeza de Sua obra através dele.
A Humildade e Serviço (João 14:27)
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
As palavras de Jesus em João 14:27 enfatizam a importância da humildade e do serviço. Ao invés de buscar glória ou posição, os discípulos deveriam se concentrar em amar uns aos outros e servir aos necessitados. Ao se humilhar, eles experimentariam a verdadeira paz e segurança que vem de Deus.