Sansão e a Mulher Filisteia (Juízes 14:1-20)

Campartilhe:

1 E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,

2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.

3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.

4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.

5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.

6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.

8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.

9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.

10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.

11 E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.

12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.

13 E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.

14 Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma.

15 E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim?

16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?

17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.

18 Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.

19 Então o Espírito do Senhor tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai.

20 E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.

Juízes

Sansão e a Filisteia: O Encontro (Juízes 14:1-2)

Sansão, um homem forte e impetuoso, viaja para Timnate, uma cidade filisteia. Lá, ele fica encantado com uma mulher filisteia e decide pedi-la em casamento. Apesar das objeções de seus pais, Sansão insiste, pois acredita que o Senhor está por trás de sua decisão.

O Leão e o Mel (Juízes 14:5-9)

Em seu caminho para visitar a mulher, Sansão encontra um leão rugindo. O Espírito do Senhor vem sobre Sansão, permitindo que ele mate o leão com as próprias mãos. No retorno de Sansão, ele encontra um enxame de abelhas no cadáver do leão, produzindo mel. Ele come o mel e compartilha com seus pais, sem revelar a origem.

O Banquete e o Enigma (Juízes 14:10-14)

Sansão organiza um banquete para celebrar seu casamento. Ele convida 30 companheiros filisteus e propõe um enigma: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura”. Os filisteus lutam para resolvê-lo, mas, pressionada por eles, a esposa de Sansão descobre a resposta: o mel do leão.

A Vingança de Sansão (Juízes 14:19-20)

Furioso por sua esposa ter revelado a resposta, o Espírito do Senhor vem sobre Sansão mais uma vez. Ele desce a Ascalom, uma cidade filisteia, mata 30 homens e toma suas roupas. Ele distribui as roupas para aqueles que resolveram o enigma. Este ato demonstra a força e determinação de Sansão, bem como sua capacidade de usar sua força para o bem.## O Propósito oculto de Sansão (Juízes 14:1-4)

A descida de Sansão a Timnate, uma cidade filisteia, tinha um propósito oculto que seus pais desconheciam. Deus estava usando Sansão para preparar o terreno para libertar Israel do domínio dos filisteus. Apesar da objeção de seus pais, Sansão estava determinado a se casar com uma mulher filisteia, acreditando que era a vontade do Senhor.

O encontro com o Leão (Juízes 14:5-6)

Enquanto Sansão caminhava para Timnate, um jovem leão o atacou rugindo. O Espírito do Senhor encheu Sansão, capacitando-o a despedaçar o leão com as próprias mãos. Este ato simbólico prenunciava a vitória de Sansão sobre os filisteus, que eram representados pelo leão. Sansão manteve o encontro em segredo de seus pais.

O Enigmático Banquete (Juízes 14:10-18)

Sansão realizou um banquete de casamento em Timnate, onde propôs um enigma aos convidados. Por sete dias, eles tentaram decifrar o enigma, mas não conseguiram. Por fim, a esposa de Sansão o persuadiu a revelar a resposta. Sansão então pronunciou: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura”, referindo-se ao leão e ao mel que havia encontrado em seu corpo. Os convidados, incapazes de responder, perceberam que tinham sido enganados por Sansão.

A Ira de Sansão (Juízes 14:19-20)

Enfurecido por descobrir que sua esposa havia revelado o enigma, Sansão desceu a Ascalom e matou trinta homens, pegando suas roupas. Ele deu as roupas aos que haviam decifrado o enigma, mas sua ira permaneceu acesa. Sansão voltou para a casa de seu pai, deixando sua esposa para trás. Isso preparou o cenário para as futuras façanhas de Sansão como um libertador de Israel.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as atualizações

Leia mais:

Como Descobrir Numero Cartao Sus

Como Descobrir Número do Cartão SUS O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais ações da saúde pública no Brasil, garantindo atendimento médico

Como Descobrir Nome De Fonte

Como Descobrir Nome de Fonte Introdução Ao trabalhar com projetos gráficos e digitais, é comum encontrar fontes que já foram utilizadas em trabalhos alheios. Nesse