1 Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. 4 E quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória.
5 Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria. 6 É por causa desses pecados que vem a ira de Deus. 7 Vocês costumavam praticá-los quando sua vida ainda fazia parte deste mundo, 8 mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena. 9 Não mintam uns aos outros, pois vocês se despiram de sua antiga natureza e de todas as suas práticas perversas. 10 Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele. 11 Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos.
12 Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13 Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. 14 Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. 15 Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos.
16 Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. 17 E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.
18 Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor.
19 Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza.
20 Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. 21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
22 Escravos, em tudo obedeçam a seus senhores terrenos. Procurem agradá-los sempre, e não apenas quando eles estiverem observando. Sirvam-nos com sinceridade, por causa de seu temor ao Senhor. 23 Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. 24 Lembrem-se de que o Senhor lhes dará uma herança como recompensa e de que o Senhor a quem servem é Cristo. 25 Mas, se fizerem o mal, receberão de volta o mal, pois Deus não age com favoritismo.
Colossenses
Novo Caminho, Nova Vida (Colossenses 3:1-4)
Novos Horizontes:
Após a ressurreição espiritual, o foco deve ser o reino celestial, onde Cristo está entronizado como Cabeça da Igreja. Os cristãos devem fixar seus pensamentos nas coisas de cima, renunciando à preocupação com os assuntos terrenos.
Morte para o Mundo:
Os crentes morreram para o modo de vida mundano. Sua verdadeira vida, unida a Cristo, está escondida em Deus. No retorno de Cristo, eles compartilharão Sua glória.
Santidade e Pureza (Colossenses 3:5-8)
Mortificar os Desejos Pecaminosos:
Para viver uma vida santa, os crentes devem eliminar os desejos pecaminosos, incluindo imoralidade, impureza, ganância e raiva. Esses pecados atraem a ira de Deus.
Renovação da Mente:
Eles também devem se despojar das práticas pecaminosas passadas e revestir-se da nova natureza criada em semelhança com Deus. Esse processo de renovação envolve conhecer e imitar o Criador.
Unidade e Relacionamentos (Colossenses 3:9-17)
Nova Identidade em Cristo:
Em Cristo, as distinções sociais e culturais desaparecem. Todos os crentes são iguais e unidos pelo amor. Eles devem revestir-se de compaixão, humildade e perdão, refletindo a natureza de Deus.
Paz e Reconciliação:
A paz de Cristo deve governar seus corações, promovendo harmonia e gratidão. Eles devem ensinar e encorajar uns aos outros, usando a Palavra de Deus como guia. Todas as ações e palavras devem ser feitas em nome de Jesus, glorificando o Pai.
Submissão e Autoridade (Colossenses 3:18-25)
Relações Matrimoniais:
As esposas devem submeter-se aos seus maridos no Senhor, enquanto os maridos devem amar e respeitar suas esposas. Os filhos e pais devem cumprir seus deveres, honrando e demonstrando amor.
Relacionamentos no Trabalho:
Os servos devem obedecer a seus senhores terrenos, trabalhando com excelência, motivados pelo temor ao Senhor. Eles devem lembrar que sua recompensa vem do Senhor.Nova Vida em Cristo
(Colossenses 3:1-4)
Como seguidores de Cristo, somos chamados a “buscar as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (v. 1). Morremos para nossa antiga vida e nossa verdadeira vida está escondida com Deus. Em breve, Cristo será revelado e compartilharemos Sua glória.
Mortificação das Obras da Carne
(Colossenses 3:5-11)
Devemos “mortificar” nossos desejos pecaminosos, incluindo imoralidade, impureza e ganância (v. 5). Esses pecados trazem a ira de Deus sobre nós. Ao invés disso, devemos nos livrar da raiva, maldade e linguagem obscena (v. 8). Devemos vestir a nova natureza e nos tornar semelhantes a Cristo (v. 10).
Unidos em Cristo
(Colossenses 3:12-17)
Como filhos escolhidos de Deus, devemos nos revestir de compaixão, bondade, humildade e paciência (v. 12). Precisamos ser compassivos e perdoar uns aos outros. O amor une tudo em harmonia (v. 14). Devemos viver em paz e ser gratos. A palavra de Cristo deve encher nossas vidas e nos guiar em tudo o que fazemos (v. 16).
Deveres Relacionais
(Colossenses 3:18-25)
As esposas devem se submeter a seus maridos (v. 18), enquanto os maridos devem amar suas esposas (v. 19). Os filhos devem obedecer aos pais (v. 20), e os pais não devem provocar seus filhos (v. 21). Os escravos devem obedecer a seus senhores (v. 22). Devemos trabalhar de boa vontade, pois estamos servindo ao Senhor (v. 23). Deus recompensará aqueles que fazem o bem, mas punirá aqueles que fazem o mal (v. 25).