A Contenda do Senhor (Oséias 1:1-19)

1 Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.

2 Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.

3 Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.

4 Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.

5 Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.

6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

7 Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha.

8 Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente.

9 Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras.

10 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor.

11 A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.

12 O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.

13 Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.

14 Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.

15 Ainda que tu, ó Israel, queiras prostituir-te, contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o Senhor.

16 Porque como uma novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.

17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.

18 A sua bebida se foi; lançaram-se à luxúria continuamente; certamente os seus governadores amam a vergonha.

19 Um vento os envolveu nas suas asas, e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.

Oséias

A Contenda do Senhor (Oséias 1:1-4)

Deus repreende Israel por sua falta de retidão e conhecimento. A terra lamenta, e o povo tropeça por desafiar os sacerdotes. O Senhor declara que destruirá Israel por rejeitar o conhecimento e desobedecer à Sua lei.

O Pecado e o Castigo (Oséias 1:5-10)

Israel se multiplicou, mas pecou contra Deus. Ele transformará sua honra em vergonha. Os sacerdotes comem dos sacrifícios pelo pecado, ansiando pelas transgressões do povo. Eles serão punidos com fome e luxúria improdutiva, pois deixaram de buscar o Senhor.

Idolatria e Perversão (Oséias 1:11-14)

O povo consulta a madeira e a vara, desviando-se da submissão a Deus. Eles sacrificam nos cumes dos montes, envolvidos em práticas idólatras. O Senhor não punirá as mulheres por sua prostituição ou adultério, pois eles os levam à apostasia.

Aviso a Judá e Efraim (Oséias 1:15-19)

Israel é instado a se arrepender, enquanto Judá é advertido contra a idolatria em Gilgal e Bete-Áven. Israel se rebelou como uma novilha teimosa. Efraim está entregue aos ídolos, e o luxo é sua ruína. Um vento envolverá Israel, envergonhando-o por seus sacrifícios.## Contenda do Senhor com o Povo (Oséias 1:1-5)

Contenda do Senhor com Israel (Oséias 1:1): Deus acusa Israel de perversidade e rejeição de seus valores morais.

Consequências da Rebelião (Oséias 1:2-3): A terra sofrerá as consequências da maldade humana, com a destruição da natureza e dos animais.

Proibição de Contendas (Oséias 1:4): Deus proíbe contendas, pois seu povo é rebelde e desviou-se de seus ensinamentos.

Destruição da Nação por Falta de Conhecimento (Oséias 1:6-9)

Falta de Conhecimento (Oséias 1:6): A nação se perdeu por falta de conhecimento e rejeição da Lei de Deus.

Castigo dos Sacerdotes (Oséias 1:7-9): Os sacerdotes serão punidos por seguirem caminhos errados e negligenciarem a Lei de Deus.

Idolatria e Luxúria (Oséias 1:10-14)

Deus Não Satisfaz (Oséias 1:10): Deus não pode satisfazer aqueles que se afastam dele e se entregam a luxúrias.

Consultando Ídolos (Oséias 1:12): O povo consulta ídolos e se extravia, abandonando a verdadeira adoração.

Sacrifícios Pagãos (Oséias 1:13-14): O povo se prostitui espiritualmente ao oferecer sacrifícios em altares pagãos.

Prostituição e Idolatria (Oséias 1:15-17)

Prostituição de Israel (Oséias 1:15): Deus avisa Israel contra a prostituição espiritual e a adoração de falsos deuses.

Rebeldia de Israel (Oséias 1:16-17): Israel é comparado a uma novilha obstinada, rejeitando a liderança de Deus e se entregando à idolatria.## A Declaração da Contenda do Senhor (Oséias 1:1)

O Senhor inicia sua mensagem revelando uma profunda contenda com o povo de Israel. A terra enfrenta uma crise moral, desprovida de verdade, bondade e conhecimento de Deus, resultando em uma onda de corrupção e violência (v. 1-2).

A Terra Lamentará a Destruição (Oséias 1:3-5)

As consequências do pecado de Israel serão devastadoras. A terra lamentará, destituída de vida e fertilidade. Animais, pássaros e até mesmo peixes serão afetados. A punição será tão severa que ninguém poderá disputar ou questionar, pois o povo se assemelha a aqueles que confrontam o próprio sacerdote (v. 3-4).

O Conhecimento é Essencial para a Vida (Oséias 1:6-7)

O Senhor enfatiza a importância do conhecimento. O povo foi destruído por causa da falta de conhecimento; sua rejeição ao conhecimento levou à sua própria rejeição por Deus. Ele se recusa a ter sacerdotes que não seguem sua lei, pois os filhos também serão rejeitados por causa do esquecimento da lei divina (v. 6-7).

Os Sacerdotes e o Povo (Oséias 1:8-9)

O Senhor condena os sacerdotes que se alimentam das ofertas pelo pecado do povo, mas desejam a transgressão. Eles serão punidos de acordo com seus atos e receberão a recompensa de suas obras. O povo e os sacerdotes compartilham a mesma sorte, pois o Senhor castigará ambos por seus maus caminhos (v. 8-9).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo