13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
Mateus
A Porta Estreita e o Caminho Apertado
Mateus 7:13-14
- Jesus ensina que a salvação é um caminho estreito e difícil, ao contrário da ampla estrada que leva à destruição.
- A maioria das pessoas opta pelo caminho fácil, mas apenas um pequeno número encontra a porta estreita para a vida eterna.
Os Falsos Profetas
Mateus 7:15
- Jesus alerta sobre falsos profetas que se disfarçam de ovelhas, mas são lobos devoradores por dentro.
- Estes enganadores distorcem as Escrituras, manipulam as pessoas e as levam ao erro.
Os Frutos da Árvore
Mateus 7:16-20
- Os frutos de uma pessoa revelam sua verdadeira natureza.
- Uma boa árvore produz bons frutos, enquanto uma árvore ruim produz frutos ruins.
- Aqueles que não produzem bons frutos serão cortados e lançados no fogo.
A Vontade do Pai
Mateus 7:21-23
- Entrar no reino dos céus não depende apenas de palavras, mas de obedecer à vontade de Deus.
- Os verdadeiros discípulos fazem a vontade de Deus, não apenas o invocam superficialmente.
- Aqueles que demonstram uma fé viva através de suas ações encontrarão a salvação.## A Porta Estreita e o Caminho Apertado (Mateus 7:13-14)
-
Os versos 13 e 14 contrastam a “porta larga” e o “caminho espaçoso” que levam à perdição com a “porta estreita” e o “caminho apertado” que conduzem à vida eterna.
- O caminho popular e conveniente leva à destruição, enquanto o caminho verdadeiro, embora difícil e restrito, culmina na salvação.
- Escolher o caminho reto requer autodisciplina, sacrifício e resistência às tentações do mundo.
Acautelai-vos dos Falsos Profetas (Mateus 7:15-20)
- Os versos 15-20 alertam sobre os falsos profetas que se disfarçam de ovelhas inocentes, mas são, na verdade, “lobos devoradores” que enganam e destroem as pessoas.
- Jesus ensina que “pelos seus frutos os conhecereis”, referindo-se às ações e comportamentos que revelam a verdadeira natureza de alguém.
- A árvore boa produz bons frutos, enquanto a árvore má produz frutos maus, e os falsos profetas serão conhecidos por suas obras malignas.
O Fazedor da Vontade do Pai (Mateus 7:21-23)
- Os versos 21-23 enfatizam que a entrada no Reino dos Céus não é baseada em palavras ou reivindicações, mas em fazer a vontade de Deus.
- Muitos alegarão ter profetizado, expulso demônios e realizado maravilhas em nome de Jesus, mas serão rejeitados por Ele porque não viveram de acordo com Sua vontade.
- Jesus adverte que conhece apenas aqueles que genuinamente O seguem e obedecem Seus mandamentos.
O Homem Prudente e o Homem Insensato (Mateus 7:24-27)
- Os versos 24-27 comparam o sábio que constrói sua casa sobre a rocha com o tolo que constrói sobre a areia.
- Assim como uma casa sólida resiste às tempestades, aqueles que ouvem e praticam as palavras de Jesus são firmes e inabaláveis em face da adversidade.
- Por outro lado, aqueles que ouvem, mas não agem, são como a casa na areia, que desmorona com a tempestade, representando a condenação e a perda.## O Caminho Estreito
Mateus 7:13
O caminho estreito é a jornada da fé e do discipulado. É difícil e estreita, pois requer abnegação, humildade e perseverança. Ao contrário do caminho largo da autoindulgência e da satisfação instantânea, o caminho estreito leva à vida eterna.
A Porta Apertada
Mateus 7:14
A porta apertada representa a escolha limitada que temos entre o caminho estreito e o largo. É uma decisão que deve ser tomada conscientemente, pois determina o nosso destino eterno. A maioria das pessoas opta pelo caminho fácil e amplo, mas poucos estão dispostos a enfrentar as dificuldades do caminho estreito.
Os Falsos Profetas
Mateus 7:15-20
Os falsos profetas são aqueles que enganam e desviam as pessoas da verdadeira fé. Eles podem parecer respeitáveis, mas seus ensinamentos e ações revelam suas verdadeiras intenções. Devemos estar atentos a tais lobos em pele de cordeiro e julgá-los por seus frutos, pois uma árvore boa produz bons frutos, enquanto uma árvore má produz frutos maus.
A Importância da Obediência
Mateus 7:21-23
Meramente dizer “Senhor, Senhor” não é suficiente para entrar no reino dos céus. Devemos fazer a vontade do Pai, que inclui amar o próximo, perdoar nossos inimigos e seguir os mandamentos de Jesus. Aqueles que vivem vidas de iniquidade, mesmo que tenham feito maravilhas em nome de Jesus, serão rejeitados no final.