30 Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
9 Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
12 Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade.
6 E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra.
35 Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.
8 Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.
2 Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.
5 Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
4 Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
7 Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote.
6 Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote.
14 E não venderão disto, nem trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santidade ao Senhor.
36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.
13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
29 Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.
11 Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
8 E qualquer que o comer levará a sua iniqüidade, porquanto profanou a santidade do Senhor; por isso tal alma será extirpada do seu povo.
20 Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.
9 E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés.
3 O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.
13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.
10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
3 Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
2 Jurou o Senhor DEUS, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com ganchos e a vossos descendentes com anzóis de pesca.
12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
23 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades, quando eu vos restaurar do seu cativeiro: O Senhor te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade!
30 Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O Senhor desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra.
Santidade e Adoração a Deus na Bíblia II
A Coroa da Santidade (Êxodo 28:36)
“Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.”
Essa coroa era um lembrete constante para Aarão, o sumo sacerdote, da santidade que Deus exigia dele e de todo o povo. A palavra “santidade” aparece várias vezes na Bíblia, enfatizando a importância de viver uma vida separada e dedicada a Deus.
Santidade e Justiça (Salmo 29:2, 95:6; Efésios 4:24)
“Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.” (Salmo 29:2)
“Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.” (Salmo 95:6)
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:24)
Esses versículos nos lembram que a santidade deve estar acompanhada da justiça. Devemos viver vidas justas e retas, obedecendo aos mandamentos de Deus e amando nossos semelhantes.
Alegria e Louvor (Salmo 30:4; 97:12)
“Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.” (Salmo 30:4)
“Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade.” (Salmo 97:12)
A santidade não é apenas uma questão de obediência, mas também um motivo de alegria e louvor. Devemos regozijar-nos na bondade de Deus e proclamar suas virtudes em ações de graças.## Santidade e Adoração: Uma Jornada de Transformação
A Santificação do Povo de Deus (Êxodo 28:36)
“Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.” (Êxodo 28:36)
Este versículo enfatiza a separação do povo de Deus para um propósito santo. A coroa de santidade simboliza a consagração dos sacerdotes para ministrar diante do Senhor. A santidade não é apenas um estado externo, mas uma transformação interior que permite a comunhão com o Deus santo.
Vivendo em Santidade e Justiça (Salmo 95:6)
“Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.” (Salmo 95:6)
Adorar a Deus em santidade requer um coração puro e um comportamento justo. A beleza da santidade é o reflexo da presença graciosa de Deus na vida de seu povo. Ao viver em santidade e justiça, honramos a Deus e atraímos sua bênção.
O Novo Homem em Justiça e Santidade (Efésios 4:24)
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:24)
Como crentes em Jesus Cristo, somos chamados a nos revestir do novo homem, que é criado à imagem de Deus. Este novo homem é caracterizado por justiça e santidade, refletindo a natureza do próprio Deus. Ao nos renovarmos diariamente, participamos da santidade dele.## Santidade na Presença de Deus
Êxodo 28:36; Apocalipse 3:10-13: Santidade na Coroa
30 Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
Esta lâmina simbolizava a separação de Deus para a Sua obra e a Sua presença. Ela lembrava ao sacerdote que ele representava a santidade de Deus e que deveria viver de acordo com isso.
Adoração em Santidade
Salmo 95:6; Apocalipse 3:10-13: Adoração na Beleza da Santidade
9 Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
Adorar a Deus em santidade exige reverência e temor. Devemos nos aproximar Dele com respeito e reconhecer a Sua grandeza e majestade. A verdadeira adoração não é superficial, mas vem do coração, reconhecendo a santidade e o poder de Deus.
Santidade e Justiça
Efésios 4:24; Apocalipse 3:10-13: Santidade como Vestuário
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Santidade não é apenas uma questão de aparência externa, mas uma transformação interior. Requer que nos vistamos do “novo homem”, que é criado à imagem de Deus. Isso envolve viver de acordo com os Seus mandamentos, agindo com justiça e praticando a santidade em todas as áreas de nossas vidas.