Tentações e Pregação de Jesus (Lucas 4:1-44)

1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,

2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.

3 O diabo lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão”.

4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ “.

5 O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.

6 E lhe disse: “Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.

7 Então, se você me adorar, tudo será seu”.

8 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

9 O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo.

10 Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem;

11 com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.

12 Jesus respondeu: “Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

13 Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna.

14 Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama.

15 Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam.

16 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.

17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:

18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

19 e proclamar o ano da graça do Senhor”.

20 Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;

21 e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

22 Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José? “

23 Jesus lhes disse: “É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! ’ Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum”.

24 Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.

25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.

26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.

27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio”.

28 Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso.

29 Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo.

30 Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.

31 Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado, começou a ensinar o povo.

32 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade.

33 Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força:

34 “Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! “

35 Jesus o repreendeu, e disse: “Cale-se e saia dele! ” Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir.

36 Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: “Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem! “

37 E a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha.

38 Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela.

39 Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los.

40 Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.

41 Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: “Tu és o Filho de Deus! ” Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.

42 Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse.

43 Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado”.

44 E continuava pregando nas sinagogas da Judéia.

Lucas

Tentações no Deserto (Lucas 4:1-13)

Jesus, cheio do Espírito Santo, foi conduzido ao deserto para enfrentar as tentações do diabo. Por quarenta dias, ele resistiu firmemente às artimanhas do maligno, citando as Escrituras para vencer cada uma de suas tentações.

A Tentação da Gula (Lucas 4:1-4)

O diabo tentou induzir Jesus a transformar uma pedra em pão, explorando o fato de que ele estava com fome. No entanto, Jesus respondeu com as palavras de Deuteronômio 8:3, lembrando que o homem não vive só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

A Tentação do Poder (Lucas 4:5-8)

O diabo ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo em troca de sua adoração. Mas Jesus rejeitou essa tentação, citando Deuteronômio 6:13, que ordena que somente o Senhor Deus seja adorado.

A Tentação da Presunção (Lucas 4:9-12)

O diabo levou Jesus ao pináculo do templo e o desafiou a se jogar, afirmando que os anjos o protegeriam. Mais uma vez, Jesus resistiu, citando Deuteronômio 6:16, que proíbe colocar Deus à prova. Depois de esgotar suas tentações, o diabo deixou Jesus até uma ocasião mais oportuna.As tentações de Jesus no deserto (Lucas 4:1-13)

Jesus, cheio do Espírito Santo, é levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. A primeira tentação é transformar pedras em pão, mas Jesus resiste, afirmando que “nem só de pão viverá o homem”. A segunda tentação é oferecer todos os reinos do mundo se Jesus adorar o diabo, mas Jesus rejeita essa oferta, declarando que “adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás”. A terceira tentação é jogar-se do pináculo do templo e confiar em Deus para protegê-lo, mas Jesus recusa, citando a Escritura: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.

A chegada de Jesus à Galiléia (Lucas 4:14-15)

Depois de resistir às tentações, Jesus retorna à Galiléia e começa a pregar nas sinagogas. Sua fama se espalha por toda a região, e as pessoas o elogiam por seus ensinamentos.

A leitura na sinagoga de Nazaré (Lucas 4:16-30)

Jesus visita a sinagoga em Nazaré, onde cresceu. Ele lê uma passagem do profeta Isaías, proclamando que veio “para pregar boas novas aos pobres, proclamar liberdade aos cativos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. As pessoas inicialmente ficam impressionadas, mas logo se tornam céticas e zangadas, questionando: “Não é este o filho de José?”. Jesus os lembra de que nenhum profeta é aceito em sua própria terra e os confronta com exemplos de fé do Antigo Testamento.

O ensino e os milagres em Cafarnaum (Lucas 4:31-44)

Jesus desce a Cafarnaum e continua a ensinar e realizar milagres. Ele cura uma mulher com febre alta, expulsa um demônio de um homem e cura muitas pessoas com várias doenças. A multidão fica maravilhada com sua autoridade e poder. Jesus evita que os demônios revelem sua identidade como o Cristo, preferindo que as pessoas creiam nele com base em suas ações. Ele se retira para um lugar solitário para orar e depois continua a pregar nas sinagogas da Judeia.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo