**Instruções de Deus para a Construção do Tabernáculo** (Êxodo 25:1-40; 26:1-37; 27:1-21; 30:1-10;…

1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.

3 E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,

4 E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,

5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,

6 Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,

7 Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.

9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

11 E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;

12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.

13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.

14 E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.

15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.

16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.

22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

24 E cobri-la-ás com ouro puro; também lhe farás uma coroa de ouro ao redor.

25 Também lhe farás uma moldura ao redor, da largura de quatro dedos, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor da moldura.

26 Também lhe farás quatro argolas de ouro; e porás as argolas aos quatro cantos, que estão nos seus quatro pés.

27 Defronte da moldura estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.

28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e cobri-los-ás com ouro; e levar-se-á com eles a mesa.

29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se hão de oferecer libações; de ouro puro os farás.

30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente.

31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.

32 E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele.

33 Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.

34 Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;

35 E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro.

36 Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.

37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.

38 Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.

39 De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos.

40 Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.

Êxodo

A Oferta para a Construção do Tabernáculo (Êxodo 25:1-9)

Deus instruiu Moisés a pedir ao povo de Israel ofertas voluntárias para a construção do tabernáculo, incluindo ouro, prata, cobre, materiais preciosos e artigos finos. Este ato de devoção e adoração demonstrava sua disposição em servir a Deus e sustentar seu santuário.

A Arca do Testemunho (Êxodo 25:10-16)

A Arca do Testemunho, uma caixa sagrada feita de madeira de acácia e coberta de ouro, representava a presença de Deus entre seu povo. Ela continha as tábuas da lei, um testemunho da aliança de Deus com Israel. Varas cobertas de ouro permitiam que a arca fosse carregada por sacerdotes durante as viagens e cerimônias.

O Propiciatório e os Querubins (Êxodo 25:17-22)

O Propiciatório, uma tampa de ouro puro para a Arca, representava o trono da graça de Deus. Querubins dourados, figuras aladas com faces humanas, foram colocados nas extremidades do Propiciatório, simbolizando a presença protetora e gloriosa de Deus. O Propiciatório era o local de encontro entre Deus e seu sumo sacerdote, onde Deus transmitia sua palavra e orientação.## A Oferta Alçada para a Construção (Êxodo 25:1-9)

Deus instruiu Moisés a coletar ofertas voluntárias do povo de Israel para a construção do tabernáculo, onde Ele habitaria entre eles. Estas ofertas incluíam materiais preciosos como ouro, prata e cobre, além de tecidos finos e peles de animais. O tabernáculo serviria como um lugar sagrado para adoração e comunhão com Deus.

A Arca da Aliança (Êxodo 25:10-22)

A arca da aliança era um móvel sagrado feito de madeira de acácia revestida de ouro puro. Ela representava o trono de Deus e continha os Dez Mandamentos, que eram as leis e diretrizes divinas para o povo de Israel. A arca era coberta por um propiciatório, um trono de misericórdia feito de ouro, onde os querubins, seres angélicos, representavam a presença de Deus.

A Mesa de Pães da Proposição (Êxodo 25:23-30)

A mesa de pães da proposição era uma mesa de ouro puro coberta por um pano branco. Sobre ela, doze pães representavam as doze tribos de Israel e eram renovados semanalmente. A mesa simbolizava a provisão contínua de Deus para Seu povo.

O Candelabro de Ouro (Êxodo 25:31-40)

O candelabro de ouro era um móvel de sete lâmpadas, feito de ouro batido. Representava a luz da presença de Deus e iluminava o santuário. O candelabro tinha seis hastes laterais adornadas com copas e flores, enquanto a haste central era decorada com quatro copos e botões.## Materiais para o Tabernáculo (Êxodo 25:3-7)

Deus instruiu os israelitas a oferecer materiais específicos para a construção do tabernáculo. Esses materiais incluíam:
– Metais: ouro, prata e cobre
– Tecidos coloridos: azul, púrpura e carmesim
– Fibras vegetais: linho fino e pêlos de cabra
– Peles de animais: peles de carneiro tintas de vermelho e peles de texugo
– Essências aromáticas: azeite, especiarias para o óleo da unção e para o incenso

Arca da Aliança (Êxodo 25:10-22)

A arca da aliança era uma caixa retangular feita de madeira de acácia revestida com ouro puro. Ela possuía uma tampa de ouro conhecida como propiciatório, na qual dois querubins de ouro batido olhavam um para o outro.

O propiciatório representava o trono de Deus, e Deus prometera se encontrar com Moisés e falar com ele de cima do propiciatório, entre os querubins. A arca continha o testemunho, que provavelmente eram as tábuas dos Dez Mandamentos.

Mesa de Pães Asmos (Êxodo 25:23-30)

A mesa de pães asmos era uma mesa retangular feita de madeira de acácia revestida com ouro. Ela tinha uma moldura de ouro ao redor dela e argolas nos cantos para carregar.

Os pães asmos eram colocados na mesa como uma oferta a Deus. Eles representavam a provisão de Deus e o relacionamento entre Deus e seu povo.

Candelabro de Ouro (Êxodo 25:31-40)

O candelabro de ouro era uma peça elaborada feita de ouro batido. Tinha uma base, um tronco e seis braços que se estendiam dos lados.

Cada braço tinha três copos em forma de amêndoa com botões e flores. havia quatro copos adicionais no tronco. O candelabro tinha sete lâmpadas que deviam ser acesas diariamente para iluminar o tabernáculo.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo