1 Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
4 Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
5 Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,
6 como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
7 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
9 Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
10 Pois, “quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
11 Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”.
13 Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?
14 Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “
15 Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
16 Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
17 É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.
18 Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,
19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
20 que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
21 e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,
22 que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.
1 Pedro
A Importância da Conduta Respeitosa das Mulheres (1 Pedro 3:1-2)
As esposas são instruídas a se submeterem a seus maridos, não por inferioridade, mas como um meio de ganhar seus maridos incrédulos sem palavras, por meio de sua conduta respeitosa e virtuosa. Essa submissão é a chave para um relacionamento harmonioso e a propagação do Evangelho no lar.
A Beleza Interior da Mulher (1 Pedro 3:3-4)
A verdadeira beleza da mulher não reside em adornos externos, mas na beleza interior do espírito. Este espírito é caracterizado por mansidão, tranquilidade e um profundo respeito por Deus. Essa beleza interior é o que atrai os maridos e honra a Deus.
A Sabedoria dos Maridos (1 Pedro 3:7)
Os maridos devem tratar suas esposas com honra e sabedoria, reconhecendo sua fragilidade e natureza como co-herdeiras da graça. Eles devem evitar qualquer coisa que possa prejudicar seu acesso à oração, pois a oração é essencial para a saúde espiritual do lar.
Vivendo em Comunidade Cristã (1 Pedro 3:8-12)
Todos os cristãos devem viver em comunhão, cultivando a unidade de pensamento, a compaixão, o amor fraterno, a misericórdia e a humildade. Eles devem evitar o mal e buscar o bem, procurando a paz incansavelmente. Deus protege aqueles que praticam a justiça e abençoa aqueles que vivem de acordo com Sua vontade.Submissão das Mulheres e a Salvação dos Maridos (1 Pedro 3:1-6)
Pedro orienta as mulheres a se submeterem a seus maridos, mesmo que estes não sejam crentes. Este comportamento piedoso pode testemunhar silenciosamente do amor de Deus, atraindo-os para a fé sem palavras. O exemplo de Sara, que honrava Abraão, é citado como um modelo de submissão e esperança em Deus, prometendo bênçãos para aquelas que seguem seu exemplo.
Honra e Sabedoria para os Maridos (1 Pedro 3:7)
Os maridos são instruídos a tratar suas esposas com honra e respeito, reconhecendo sua natureza mais frágil e seu papel como co-herdeiras da graça. Ao agir assim, eles evitam que suas orações sejam interrompidas.
Unidade e Amor Cristão (1 Pedro 3:8-9)
Pedro exorta à harmonia, compaixão e humildade entre todos os cristãos. Devem evitar retribuir o mal com o mal e, em vez disso, abençoar seus perseguidores. Este comportamento reflete sua chamada para receber bênçãos como herança.
Santificação em Face da Perseguição (1 Pedro 3:13-17)
Os cristãos são encorajados a permanecer firmes na fé, mesmo diante da perseguição. Seguindo o exemplo de Cristo, que sofreu injustamente, eles devem procurar santificar Deus em seus corações, estando preparados para dar razão de sua esperança. Este testemunho corajoso pode silenciar os críticos e inspirar outros a buscar a verdade.## Devere dos Maridos (1 Pedro 3:7)
O dever dos maridos é tratar suas esposas com honra e como co-herdeiras da graça de Deus. Eles devem ser sensíveis à natureza mais frágil de suas esposas e zelar por elas, evitando que suas orações sejam interrompidas. Ao fazer isso, os maridos mantêm um relacionamento harmonioso e frutífero com suas esposas.
Conduta Cristã (1 Pedro 3:8-12)
Todos os cristãos devem ter uma mentalidade unida, caracterizada por compaixão, amor fraternal, misericórdia e humildade. Eles devem evitar retribuir o mal com o mal e, em vez disso, abençoar aqueles que os prejudicam. Buscando a paz incansavelmente, eles confiam que Deus os protejerá daqueles que praticam o mal.
Sofrimento por Fazer o Bem (1 Pedro 3:13-17)
Os cristãos não devem temer o sofrimento que pode vir de viver de acordo com seus princípios. Mesmo que enfrentem perseguição, eles podem encontrar alegria em seguir os passos de Cristo. Santificando Cristo em seus corações, eles estão sempre preparados para dar uma resposta de esperança àqueles que perguntam sobre sua fé. Ao responder com mansidão e respeito, eles podem silenciar aqueles que falam mal de seu comportamento cristão.
O Exemplo de Cristo (1 Pedro 3:18-22)
Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, sacrificando-se pelos injustos para trazê-los de volta a Deus. Ele triunfou sobre a morte e o pecado por meio de sua ressurreição e agora reina à direita de Deus. O batismo simboliza nossa participação na morte e ressurreição de Cristo, representando o compromisso de uma boa consciência com Deus. Ao seguir o exemplo de Cristo e confiar em seu poder, os cristãos podem viver uma vida vitoriosa sobre o pecado e a morte.