16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
João
O Amor Redentor de Deus (João 3:16)
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
O amor de Deus é abrangente e incondicional. Ele não se limita a um povo ou nação, mas se estende a toda a humanidade. Deus demonstrou esse amor ao enviar Seu Filho, Jesus Cristo, como sacrifício pelos pecados do mundo.
A Missão Salvadora de Jesus (João 3:17)
Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Jesus não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Ele não veio para condenar os pecadores, mas para lhes oferecer perdão e uma nova vida. A missão de Jesus era resgatar o homem da escravidão do pecado e restaurar seu relacionamento com Deus.
Crença e Condenação (João 3:18)
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
A crença em Jesus Cristo é essential para a salvação. Quando cremos em Jesus, recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna. Por outro lado, aqueles que se recusam a acreditar em Jesus já estão condenados, pois rejeitam o único caminho para a salvação.## Amor Divino e Salvação (João 3:16)
16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”
Este versículo exalta o imenso amor de Deus pela humanidade. Ele, em sua infinita bondade, enviou seu único Filho, Jesus Cristo, ao mundo, não para condená-lo, mas para salvá-lo. O sacrifício de Jesus na cruz é a prova do amor incondicional de Deus.
Salvação pela Fé (João 3:18)
18. “Quem crê nele não é condenado…”
A salvação não é conquistada por obras ou méritos humanos, mas pela fé em Jesus Cristo. Acreditar nele é reconhecer e aceitar seu sacrifício como pagamento por nossos pecados. Essa fé nos liberta da condenação e nos concede o perdão e a vida eterna.
Julgamento e Condenação (João 3:19-20)
19. “E a condenação é esta…”
20. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz…”
A condenação resulta da rejeição da luz de Cristo. Quando escolhemos as trevas e o pecado, afastamo-nos de Deus e incorremos na justa condenação. A luz de Cristo expõe nossas obras más e nos chama ao arrependimento, mas aqueles que se apegam ao mal se afastam da luz para evitar a reprovação.Amor Divino e Salvação em João
16. Deus Amou o Mundo (João 3:16)
O amor de Deus é incondicional e universal, estendendo-se a todas as pessoas, independentemente de suas ações. Seu dom do Filho unigênito, Jesus, é a prova suprema desse amor, oferecendo a todos a oportunidade de escapar da condenação e receber a vida eterna.
17. A Missão de Jesus (João 3:17)
Jesus não veio julgar ou condenar o mundo, mas para salvá-lo. Ele encarnou o amor de Deus e se tornou o sacrifício pelos pecados da humanidade, permitindo que aqueles que creem nele recebam perdão e reconciliação com Deus.
18. Fé e Condenação (João 3:18)
A fé em Jesus é essencial para a salvação. Aqueles que creem são libertos da condenação eterna, enquanto aqueles que rejeitam a fé já estão condenados, pois se recusaram a crer no Filho de Deus.
19. A Condenação do Mal (João 3:19)
A condenação resulta do amor das trevas e da rejeição da luz. Aqueles que praticam o mal detestam a verdade e se afastam da luz, pois expõe suas ações pecaminosas.