1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. 5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. 8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmos
Deus como Refúgio e Fortaleza (Salmos 91:1-2)
O Salmo 91 abre com um versículo reconfortante: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (v. 1). Este versículo enfatiza a proteção e segurança encontradas na presença de Deus. Confiar em Deus como nosso refúgio significa buscar sua orientação e proteção em todas as situações. Ao declarar “Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza” (v. 2), reconhecemos que Ele é nossa fonte de força e apoio, independentemente das circunstâncias.
Livramento de Perigos (Salmos 91:3-6)
Os versículos 3-6 descrevem a proteção divina contra vários perigos: “Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” (v. 3). Deus nos livrará de armadilhas e doenças ocultas. Versículos 4-6 mencionam “o espanto noturno“, “a seta que voa de dia“, “a peste que anda na escuridão” e “a mortandade que assole ao meio-dia.” Estas referências aos perigos cotidianos nos lembram que a proteção de Deus se estende a todos os aspectos de nossas vidas, tanto físicos quanto espirituais.
Testemunho da Proteção Divina (Salmos 91:7-10)
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.” (v. 7). Este versículo é um testemunho da proteção sobrenatural de Deus. Mesmo quando o perigo está próximo, aqueles que confiam no Senhor serão poupados. Os versículos 8 e 10 prometem que evitaremos o mal e que “nenhuma praga chegará à tua tenda.” Este é um lembrete de que a proteção de Deus é uma realidade constante em nossas vidas.
Cuidados angelicais (Salmos 91:11-13)
Os versículos 11-13 descrevem o cuidado angelical que recebemos de Deus: “Ele dará ordem a teu respeito aos seus anjos, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (v. 11). Os anjos são mensageiros de Deus que nos guiam, protegem e lutam por nós. Os versículos 12-13 falam de proteção física: “Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.” (v. 12). “Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.” (v. 13). Mesmo diante de perigos mortais, a proteção de Deus nos mantém seguros.## A Proteção do Altíssimo (versos 1-2)
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Os que buscam refúgio no Altíssimo habitam em segurança, protegidos pela sombra de Sua onipotência.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. O Senhor é o nosso Deus, refúgio e fortaleza inabalável. Confiar nele implica reconhecê-lo como a única fonte de segurança e proteção.
Libertação de Perigos e Proteção Sob Suas Asas (versos 3-6)
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. O Senhor nos liberta de perigos ocultos e doenças fatais.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a Sua verdade é escudo e broquel. Somos protegidos sob as asas do Senhor, cobertos por Sua verdade que nos serve como escudo e broquel contra os ataques do inimigo.
5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Sob a proteção do Altíssimo, não tememos os perigos da noite ou do dia, pois Ele nos guarda de todas as formas de mal.
Vitória sobre os Ímpios e a Provisão do Senhor (versos 7-10)
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Mesmo no meio do caos e da destruição, os protegidos pelo Senhor permanecem intactos.
8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. Testemunharemos a derrota dos ímpios e a vitória do Senhor.
9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a Tua habitação. O Senhor é nosso refúgio e habitação, nosso lugar seguro no meio das tempestades da vida.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Protegidos pelo Senhor, estamos livres de todo mal e perigo.