Milagre da Multiplicação dos Pães e Peixes (João 6:1-13)

1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.

2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.

3 E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.

4 E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.

5 Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?

6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.

7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.

8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:

9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?

10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.

11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.

12 E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.

13 Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.

João

O Contexto do Milagre (João 6:1-4)

O milagre da multiplicação dos pães e peixes ocorreu logo após a cura de um paralítico em Cafarnaum (João 5:1-47). Jesus atravessou o Mar da Galileia para a região montanhosa além de Tiberíades, seguido por uma grande multidão que testemunhara seu poder de cura (João 6:1-2). Lá, ele se sentou com seus discípulos, em preparação para a próxima Páscoa judaica (João 6:3-4).

A Provação de Filipe (João 6:5-7)

Vendo a grande multidão, Jesus perguntou a Filipe onde poderiam comprar comida para alimentar a todos (João 6:5). Esta pergunta era meramente um teste, pois Jesus já sabia o que faria (João 6:6). Filipe respondeu que mesmo todo o dinheiro disponível não seria suficiente para comprar pão suficiente para cada pessoa (João 6:7).

A Oferta do Jovem (João 6:8-10)

André, o irmão de Pedro, informou Jesus sobre um menino que tinha cinco pães de cevada e dois peixinhos (João 6:8-9). Embora essa oferta parecesse insignificante diante da multidão, Jesus ordenou que as pessoas se sentassem no chão (João 6:10).## A Multidão que Seguia Jesus (João 6:1-2)

Jesus atravessou o mar da Galileia e uma grande multidão o seguiu, impressionada pelos sinais de cura que ele realizava. Sua presença atraía os necessitados e aqueles que buscavam esperança e cura.

O Dilema do Pão (João 6:5-7)

Vendo a multidão, Jesus perguntou a Filipe: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” Ele testou a fé de Filipe, pois sabia o que faria, mas queria que seus discípulos confiassem em seu poder de prover.

A Oferta do Menino (João 6:8-9)

André informou a Jesus que um menino tinha cinco pães e dois peixes, mas questionou sua inadequação para alimentar tantos. No entanto, Jesus viu a fé oculta na oferta do menino e reconheceu seu potencial para o milagre.

A Oração e a Distribuição (João 6:10-13)

Jesus ordenou que os homens se sentassem na grama. Ele orou e repartiu os pães e peixes entre seus discípulos, que por sua vez os distribuíram à multidão. Todos comeram até se saciarem e ainda sobraram doze alcofas de fragmentos, testemunho do cuidado e abundância de Deus.## O Milagre da Multiplicação dos Pães e Peixes no Contexto de João (João 6:1-13)

O Ambiente (João 6:1-4)

Jesus atravessa o Mar da Galiléia com Seus discípulos, seguido por uma grande multidão atraída por Seus sinais de cura. A Páscoa, uma festa judaica significativa, se aproximava.

O Desafio (João 6:5-7)

Jesus pergunta a Filipe onde eles comprariam pão para alimentar a multidão. Filipe destaca o custo proibitivo de alimentá-los.

A Provisão (João 6:8-11)

André traz à tona um menino que havia doado cinco pães de cevada e dois peixes. Embora parecessem insuficientes para tantos, Jesus ordena que os homens se sentem e multiplica milagrosamente a comida, satisfando a todos.

A Lição (João 6:12-13)

Após a saciedade, Jesus orienta Seus discípulos a recolher as sobras, para que nada seja desperdiçado. Eles enchem doze cestos com os pedaços remanescentes, um testemunho do cuidado e abundância de Deus.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo