38 Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.
39 E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.
41 E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.
42 Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.
João
O Enterro de Jesus: Pilatos Autoriza o Pedido de José de Arimatéia (João 19:38)
- O Pedido de José de Arimatéia: José, um discípulo secreto de Jesus, apesar de seu medo dos judeus, ousadamente pediu o corpo de Jesus a Pilatos, que lhe concedeu a permissão.
O Apoio de Nicodemos (João 19:39)
- A Oferta Generosa: Nicodemos, outro seguidor noturno de Jesus, se juntou a José, trazendo quase cem libras de uma mistura valiosa de mirra e aloés para ungir o corpo de Jesus.
A Preparação do Corpo (João 19:40)
- Tradições Judaicas: Os envolvidos seguiram os costumes judaicos de envolver o corpo de Jesus em lençóis com especiarias, preparando-o para o enterro.
O Túmulo de José (João 19:41-42)
- Um Túmulo Novo: No Jardim do Gólgota, onde Jesus foi crucificado, eles encontraram um novo túmulo, onde ninguém havia sido enterrado.
- Enterro Por Conveniência: Por causa dos preparativos da Páscoa e da proximidade do túmulo, eles sepultaram Jesus ali, embora fosse o túmulo de José de Arimatéia.## O Pedido de José de Arimatéia (João 19:38)
José de Arimatéia, um discípulo oculto de Jesus por medo dos judeus, teve a coragem de pedir a Pilatos para retirar o corpo de seu Mestre. Esta coragem demonstra sua devoção secreta a Jesus e a crescente fé dos seguidores ocultos.
A Contribuição de Nicodemos (João 19:39)
Nicodemos, outro discípulo secreto, também contribuiu com cem arráteis de mirra e aloés, especiarias usadas nos rituais judaicos de preparação para o sepultamento. Este gesto de Nicodemos revela sua reverência por Jesus e seu desejo de honrá-lo adequadamente.
O Sepultamento de Jesus (João 19:40-42)
O corpo de Jesus foi cuidadosamente envolto em lençóis com especiarias de acordo com os costumes judaicos. Ele foi sepultado em um sepulcro novo próximo ao local da crucificação. A pressa no sepultamento foi motivada pela preparação para a Páscoa e pela proximidade do sábado.
Este sepultamento, que marcou o fim da jornada terrena de Jesus, também prenunciou sua ressurreição triunfante no terceiro dia. A escolha de um sepulcro novo simbolizou que a morte de Jesus representava um novo começo e a esperança de vida eterna para aqueles que nele criam.## O Pedido de José de Arimatéia (João 19:38)
José de Arimatéia, membro secreto do conselho que havia condenado Jesus, demonstra sua fé ao pedir a Pilatos para remover o corpo de Jesus da cruz. Apesar do medo dos judeus, José corajosamente se aproxima de Pilatos, revelando sua profunda devoção a Jesus.
A Oferta de Nicodemos (João 19:39)
Nicodemos, outro seguidor secreto de Jesus, também aparece no momento de sua morte. Ele traz uma grande quantidade de mirra e aloés, especiarias valiosas usadas para preparar corpos para o sepultamento. A generosidade de Nicodemos reflete o amor e o respeito que ele tinha por Jesus, mesmo em meio aos julgamentos que enfrentaram.
A Preparação para o Sepultamento (João 19:40)
De acordo com os costumes judaicos, o corpo de Jesus é envolto em linho e coberto com as especiarias oferecidas por Nicodemos. Este ato de preparação mostra que, mesmo na morte, Jesus ainda é tratado com honra e respeito.
O Horto e a Sepultura (João 19:41-42)
O sepultamento ocorre em um horto, onde existe um sepulcro novo. A proximidade do horto com o local da crucificação indica a urgência do sepultamento antes do início do sábado. A escolha de um sepulcro novo simboliza a esperança de uma nova vida além da morte, apontando para a ressurreição de Jesus.