276-ID EGO SUPEREGO

ID EGO SUPEREGO – A personalidade, para Freud (1923), é composta por três componentes inter-relacionados: o ID, o EGO e o SUPEREGO. Enquanto o ID é impulsivo e busca satisfação imediata, o SUPEREGO age como um policial moral, impondo restrições e normas.
275-COMPLEXIDADE HUMANA

Complexidade humana – O que vivenciamos hoje é uma interação de nossas experiências atuais com as memórias coletivas do passado. Portanto, a psicanalisenos convida a refletir profundamente sobre essa herança, permitindo-nos redescobrir quem realmente somos no âmbito de uma sociedade em mutação.
274-COMPLEXIDADE DO SER

Complexidade do ser – À medida que as pessoas enfrentam medos inéditos e desafios existenciais, necessita-se de profissionais capazes de navegar pelas águas turbulentas da psique humana. Assim, a ênfase na máxima “a análise produz o psicanalista” sugere que a formação de um psicanalista exige mais do que mero conhecimento teórico; exige uma profunda introspecção e entendimento de si mesmo
273- Vaidade das vaidades

Vaidade das vaidades – Enquanto algumas opiniões podem ter base na experiência pessoal, elas não devem ser tomadas como verdades universais. As discussões devem ser abordadas com abertura e respeito, evitando a polarização que impede o diálogo construtivo.
272-DESEJO RECALCADO

DESEJO RECALCADO – É um paradoxo, pois enquanto a repressão é vista como restritiva, ela também é crucial para estruturar e direcionar o desejo humano. Essa dualidade torna-se evidente quando examinamos conceitos como “bem-estar”, “bem-viver” e “bem-do-eu”.
270-SONHO E SIMBOLISMOS

Sonhos e simbolismos – Os sonhos, em suas contradições e fusões, são tanto um mistério a ser decifrado quanto uma fonte inestimável de introspecção e autoconhecimento. Em sua complexidade, eles nos lembram da maravilha e enigma que é estar vivo.
271-EXPERIÊNCIA AFETIVA

EXPERIÊNCIA AFETIVA -A família, em sua essência, é uma experiência comunitária que participa ativamente da construção identitária dos sujeitos. Esta natureza relacional precisa ser nutrida e fortalecida constantemente. Reconhecer e trabalhar nas fragilidades e conflitos familiares não apenas beneficia o indivíduo, mas também fortalece os laços familiares, proporcionando uma base mais sólida e afetiva para todos os seus membros.