255-PEDOFILIA, SEQUESTRO da inocência

AGRESSIVIDADE HUMANA

Pedofilia – sequestro da inocência – “Freud classificou a pedofilia como sendo a perversão dos indivíduos “fracos e impotentes” (…) A pedofilia é o transtorno de preferência sexual mais comum.

254- PEDAGOGIA DA PSICANÁLISE

AGRESSIVIDADE HUMANA

Pedagogia da psicanalise- O desejo de chegar em algum lugar, cria no ser humano uma dinâmica  instigante  de busca pela  propulsão da vida, ainda que a ansiedade,  cobre  de forma incompreensível, das escolhas  e  da vontade de  bem-viver, decisões assertivas e seguras.   Na dúvida, cobrará das decisões investidas de suposições, antecipadas e imaturas.  

253-LUTO – MEMÓRIA DO ABANDONO

AGRESSIVIDADE HUMANA

Luto, memória o abandono – Nem sempre o “princípio do prazer” (buscar/prazer – evitar/dor)  torna agradável o caminho  da certeza na melhor escolha  – diante da encruzilhada, correr o risco de errar sozinho seria   subestimar  os próprios limites; ousar acertar e/ou errar juntos, seria uma forma de prover-se do mínimo necessário,  para sobreviver entre “desejos/defesas”.

252-DESEJO,LOGO EXISTO

AGRESSIVIDADE HUMANA

Desejo – “Uma etiologia (do grego αιτία, aitía, “causa”) sexual se mostra invariavelmente presente nos casos de histeria – Freud (1893)”. Que tal  experimentar, com uma   “atenção flutuante”, esta narrativa, fora do divã.  

251-PSICANÁLISE EM DIÁLOGO

AGRESSIVIDADE HUMANA

Psicanálise – Nestes últimos tempos, terríveis e difíceis, frente à pós-pandemia, contaminados,  não contaminados, recuperandos e recuperados, somos todos,   companheiros de mesma jornada, convidados   a refletir e a  repensar a trajetória,  o lugar do ser humano no universo, aqui e agora considerando a grande contribuição da psicanaliseem diálogo com a realidade que nos desafia.