(1 Reis 21:1-29)

1 E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.

3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.

4 Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.

5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?

6 E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.

7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.

8 Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.

9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.

10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.

11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.

12 Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.

13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.

14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.

15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.

16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.

17 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:

18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.

19 E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.

20 E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.

21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;

22 E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.

23 E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.

24 Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.

25 Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.

26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.

27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.

28 Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:

29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.

1 Reis

O Desejo de Acabe (1 Reis 21:1-2)

Acabe cobiçou a vinha de Nabote, que ficava perto de seu palácio. Ele se ofereceu para comprá-la ou trocar por outra melhor, mas Nabote se recusou, pois era herança de seus pais. Acabe ficou desanimado e se recusou a comer.

O Conluio de Jezabel (1 Reis 21:3-9)

Jezabel, a esposa de Acabe, repreendeu-o por sua tristeza e disse que ela conseguiria a vinha para ele. Ela escreveu cartas em nome de Acabe, seladas com seu sinete, e as enviou aos anciãos e nobres de Jizreel. As cartas ordenavam um jejum e a acusação falsa de Nabote de blasfêmia contra Deus e o rei.

A Morte de Nabote (1 Reis 21:10-15)

Durante o jejum, dois homens ímpios testemunharam contra Nabote, o acusando de blasfêmia. Ele foi levado para fora da cidade e apedrejado até a morte. Jezabel informou a Acabe que Nabote estava morto, e ele foi tomar posse da vinha.

A Profecia de Elias (1 Reis 21:16-29)

O profeta Elias foi enviado por Deus para confrontar Acabe. Ele o acusou de assassinato e roubo, e profetizou que a ira de Deus recairia sobre ele e sua casa. Acabe se humilhou perante Deus e se arrependeu, então o julgamento foi adiado para o reinado de seu filho.1 Reis 21:1-29

A Vinha de Nabote

Nabote Recusa o Pedido de Acabe (1-3)

O rei Acabe desejava a vinha de Nabote para expandir sua horta. No entanto, Nabote, por questões de herança, se recusou a vendê-la. Esta recusa enfureceu Acabe, que ficou deprimido e se recusou a comer.

** Jezabel Encena uma Tramóia (4-16)**

Jezabel, esposa de Acabe, ofereceu uma solução maquiavélica. Ela forjou cartas falsas em nome de Acabe e as enviou aos anciãos da cidade. As cartas ordenavam que eles apregoassem um jejum, acusassem Nabote de blasfêmia e o apedrejassem até a morte. O plano foi executado e Nabote foi assassinado.

Elias Pronuncia o Julgamento de Deus (17-29)

Deus enviou o profeta Elias para confrontar Acabe. Elias pronunciou um julgamento severo sobre o rei, declarando que ele havia assassinado Nabote e tomado sua herança. Elias profetizou que cães lamberiam o sangue de Acabe no mesmo lugar onde lamberam o sangue de Nabote. Acabe se humilhou e se arrependeu, mas Deus decidiu adiar o julgamento até o reinado do filho de Acabe.1. A cobiça de Acabe e a resistência de Nabote (1 Reis 21:1-3)

Acabe cobiçou a vinha de Nabote, que ficava ao lado de seu palácio. Ele ofereceu a Nabote uma vinha melhor ou o valor da vinha em dinheiro, mas Nabote recusou, afirmando que o Senhor o proibia de vender a herança de seus pais.

2. A influência maligna de Jezabel (1 Reis 21:4-7)

Acabe ficou desanimado e indignado com a recusa de Nabote. Jezabel, sua esposa, instigou-o a tomar posse da vinha, dizendo que ele era o rei de Israel. Ela elaborou um plano maligno para incriminar Nabote.

3. O julgamento injusto de Nabote (1 Reis 21:8-14)

Jezabel convocou um jejum e ordenou que dois homens mentirosos acusassem Nabote de blasfemar contra Deus e o rei. Nabote foi levado para fora da cidade e apedrejado até a morte. Jezabel então informou a Acabe que Nabote estava morto e que ele poderia tomar posse da vinha.

4. A condenação de Acabe e Jezabel (1 Reis 21:15-29)

Deus enviou o profeta Elias para confrontar Acabe sobre seu crime. Elias proferiu a sentença de Deus, prometendo que Acabe e sua posteridade seriam destruídos. Deus também julgou Jezabel, dizendo que os cães comeriam seu corpo. Apesar do arrependimento tardio de Acabe, a condenação de Deus permaneceu firme sobre sua casa.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo