1 João 1:1

1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.

8 No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

12 Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

13 Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

14 Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.

15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.

17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.

19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.

21 Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.

22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.

23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.

27 Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

29 Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João

1 João 1:1-2: Intercessão e Propiciação

  • Jesus Cristo, o Intercessor (1 João 1:1-2)

O apóstolo João inicia sua carta exortando os leitores a não pecarem. No entanto, ele reconhece que todos pecam e que temos um intercessor, Jesus Cristo, o Justo. Este versículo destaca o papel de Jesus como mediador entre Deus e a humanidade, intercedendo por aqueles que pecaram, trazendo perdão e reconciliação.

1 João 1:3-6: Conhecer a Deus por meio da Obediência

  • Provas de Conhecer a Deus (1 João 1:3-4)

João afirma que conhecemos a Deus através da obediência aos seus mandamentos. Ele adverte contra aqueles que afirmam conhecer a Deus, mas não obedecem a seus preceitos, pois são mentirosos. A verdadeira obediência à palavra de Deus evidencia o amor aperfeiçoado de Deus em nós, confirmando que estamos em comunhão com ele.

1 João 1:7-10: Luz e Trevas

  • Um Mandamento Novo e Antigo (1 João 1:7-8)

João apresenta um mandamento novo, que é verdadeiro em Cristo e em seus seguidores, pois as trevas estão se dissipando e a verdadeira luz está brilhando. No entanto, ele também enfatiza um mandamento antigo, a mensagem do evangelho, que os leitores ouviram desde o princípio.

  • Luz e Trevas na Vida Cristã (1 João 1:9-10)

Aqueles que afirmam estar na luz, mas odeiam seus irmãos, permanecem nas trevas. Por outro lado, quem ama seu irmão permanece na luz e não tropeça. O ódio é um sinal de que as trevas cegaram o coração, enquanto o amor evidencia a presença da luz.## Intercessão de Jesus Cristo (1:1-2)

O apóstolo João inicia sua carta escrevendo aos seus “filhinhos”, advertindo-os contra o pecado. Ele reconhece que, se alguém pecar, eles têm um intercessor junto ao Pai em Jesus Cristo, o Justo. Jesus é a propiciação pelos pecados não apenas deles, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Obediência aos Mandamentos (1:3-6)

João enfatiza que conhecer a Deus é demonstrado pela obediência aos Seus mandamentos. Aqueles que afirmam conhecê-lo, mas não obedecem, são mentirosos. Por outro lado, aqueles que obedecem à Sua palavra têm o amor de Deus aperfeiçoado neles. Permanecemos em Deus andando como Ele andou.

Mandamento Novo e Antigo (1:7-11)

João escreve um “mandamento antigo”, que é a mensagem que eles ouviram desde o início, e um “mandamento novo”, que é verdadeiro em Jesus e neles. Esse novo mandamento está relacionado à vinda da verdadeira luz, dissipando as trevas. Aqueles que estão na luz amam seus irmãos, enquanto aqueles que odeiam seus irmãos estão nas trevas e não sabem para onde estão indo.## Um Intercessor Junto ao Pai (1 João 1:1-2)

Deus não deseja que pequemos, mas reconhece que todos pecamos. Quando o fazemos, temos um advogado celestial, Jesus Cristo, que intercede por nós junto ao Pai. Ele não é apenas um intercessor, mas também a expiação pelos nossos pecados e pelos pecados de todo o mundo.

Conhecendo a Deus Através da Obediência (1 João 1:3-6)

O verdadeiro conhecimento de Deus é demonstrado pela obediência aos seus mandamentos. Alguém que afirma conhecer a Deus, mas não obedece, é um mentiroso. Por outro lado, aqueles que seguem sua palavra demonstram que o amor de Deus é aperfeiçoado neles.

Um Novo Mandamento (1 João 1:7-10)

Embora o mandamento de amar não seja novo, é um lembrete contínuo da necessidade de amar uns aos outros. Aquele que ama o irmão permanece na luz e não tem nenhum obstáculo. No entanto, aquele que odeia o irmão permanece nas trevas e é cegado por elas.

O perdão dos Pecados (1 João 1:12)

Os pecados são perdoados através do nome de Jesus. Ao reconhecermos nossos pecados e buscarmos o perdão de Deus, podemos ser livres da culpa e do peso do pecado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo